one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Foram cerca de 2,3 milhões de usuários adultos e 226 mil adolescentes no Brasil em 2011.

Imagem:

Compartilhar:

Bolívia anuncia investimento de US$ 56 milhões no combate ao tráfico de drogas

Criado em 27/05/13 05h46 e atualizado em 27/05/13 07h28
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Cocaína
O valor que será investido, segundo as autoridades bolivianas, é superior ao aplicado pelo Escritório de Assuntos Antidrogas dos Estados Unidos. (Divulgação PF)

Brasília – O governo da Bolívia planeja investir US$ 56 milhões no combate às drogas. O valor, segundo as autoridades bolivianas, é superior ao aplicado pelo Escritório de Assuntos Antidrogas dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é NAS), que deixará o país. A ideia, de acordo com o governo, é que o combate às drogas seja controlado pelas autoridades bolivianas. Em comunicado, o Ministério do Governo diz que os recursos vão cobrir as necessidades do país.

"Com a saída do escritório, vinculado à DEA [Agência Antidrogas dos Estados Unidos], expulsa [do país] de forma soberana em janeiro de 2009, a Bolívia reafirma sua vontade de nacionalizar a luta contra as drogas, com vitórias reconhecidas pela comunidade internacional", informa o texto.

O ministro da Presidência [o equivalente à Casa Civil], Juan Ramón Quintana, reiterou que a saída do NAS permitirá nacionalizar o combate ao tráfico ilegal de drogas. Quintana disse que nos últimos anos o escritório norte-americano reduziu de forma drástica os investimentos na Bolívia.

"Estamos nacionalizando a luta contra o narcotráfico. Essa luta nos permite colher resultados muito mais significativos do que quando a DEA estava no país e quando o NAS nos deixar, vamos obter resultados ainda melhores”, ressaltou Quintana.

Na semana passada, as autoridades bolivianas anunciaram a ordem de retirada do país da Agência Norte-Americana de Desenvolvimento Internacional (cuja sigla é Usaid), o governo dos Estados Unidos determinou a saída do NAS do país, que há 40 anos atua na região. A retirada da Usaid foi anunciada pelo presidente Evo Morales no último dia 1º.

Para Morales, a Usaid se envolveu em atos de conspiração e ingerência na política interna da Bolívia, principalmente nos temas relativos aos sindicatos dos camponeses e organizações sociais. Segundo ele, o objetivo da agência era desestabilizar seu governo.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário