one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conflito na Síria dura 19 meses

Imagem:

Compartilhar:

Terroristas da Al Qaeda no Iraque e na Síria anunciam fusão

Criado em 09/04/13 09h59 e atualizado em 09/04/13 10h01
Por © Rádio França Internacional

Conflitos na Síria
Conflitos na Síria já duram mais de 20 meses (Télam)

Líder da Al Qaeda no Iraque, Abu Bakr Al Bagdadi, disse nesta terça-feira (9) pela primeira vez que a frente jihadista Al Nosra, que combate o regime de Bashar al-Assad na Síria, é um braço da organização terrorista iraquiana. O objetivo dos extremistas, segundo Bagdadi, é instaurar um estado islâmico na Síria. "Daqui para frente, o grupo passa a se chamar Estado Islâmico do Iraque e do Levante", diz o comunicado.

A mensagem do chefe terrorista, divulgada em vários sites que pregam a guerra santa na internet, é publicada no dia seguinte a um atentado suicida que deixou 15 mortos e 146 feridos no centro de Damasco. Até agora, a frente Al Nosra era apenas suspeita de ligação com a Al Qaeda do Iraque. O grupo sírio realizou vários atentados nos últimos meses e passou a figurar, desde dezembro, na lista de organizações terroristas dos Estados Unidos. Os membros da Al Nosra combatem o regime de Assad ao lado de outros grupos rebeldes.

"Chegou a hora de proclamar aos insurgentes e ao mundo que a frente Al Nosra é um braço do Estado Islâmico do Iraque (ISI), a principal organização afiliada da Al Qaeda", declarou Bagdadi. Ele afirma estar aberto a alianças com outros grupos jihadistas, à condição que a Síria e seus cidadãos "sejam governados pelos princípios ditados por Alá". "A democracia não deve ser a recompensa após a morte de milhares de combatentes", declarou. O chefe terrorista informou que a Al Qaeda do Iraque nomeou Abu Mohamad al-Julani como chefe da Al Nosra.

A Al Qaeda no Iraque foi a primeira organização do movimento jihadista a incitar seus simpatizantes a combater o regime de Damasco, que eles chamam de "noussaïris", um termo pejorativo para se referir aos alaouítas, a minoria heterodoxa à qual pertence o clã Assad. De acordo com relatos publicados em fóruns jihadistas, centenas de combatentes cruzaram a fronteira do Iraque com a Síria para lutar contra o regime. Esta é uma das razões evocadas por países contrários ao envio de armas aos rebeldes. Existe o temor de que elas acabariam em mãos dos terroristas, que se fortaleceriam na região.

A guerra civil na Síria completou dois anos em março e já deixou mais de 70 mil mortos, segundo a ONU.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário