one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Senado do Uruguai aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo

Imagem:

Compartilhar:

Nova Zelândia legaliza casamento gay

Criado em 17/04/13 10h25 e atualizado em 17/04/13 10h36
Por © Agência Lusa

A Nova Zelândia legalizou nesta quarta-feira (17) o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Com a ação, o país é o primeiro da região do Pacífico Asiático a adotar a medida; e o 13º entre todos os países do mundo. A lei de alteração aos textos que regem o casamento do país desde 1995 foi aprovada hoje, 25 anos depois da despenalização da homossexualidade, em 1986

Esta reforma, defendida pelo primeiro-ministro de centro-direita, John Key, foi apresentada por Louisa Wall, deputada homossexual do Partido Trabalhista, principal formação da oposição. “A lei considerava os neo-zelandeses homossexuais como seres inferiores em relação aos outros cidadãos. Este texto permite garantir que o Estado não discrimine nenhuma categoria da população em função da orientação sexual”, disse a deputada à agência noticiosa francesa AFP, em citação repercutida pela agência de notícias de Portugal, Lusa.

O texto deparou-se com uma forte oposição, nomeadamente do grupo 'Family First' (Primeiro a Família), que acusou os responsáveis políticos de minarem a instituição tradicional do casamento sob pressão dos militantes homossexuais.

Em 1989, a Dinamarca foi o primeiro Estado a autorizar as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. Em junho de 2012, voltou a ser o primeiro a legalizar o casamento homossexual. O Uruguai foi o último, há apenas algumas semanas.

A Austrália, país vizinho da Nova Zelândia, rejeitou uma moção para legalizar o casamento homossexual em setembro passado.

Os deputados franceses debatem  um projeto para permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo e autorizar a adoção. A discussão do texto decorre num clima de tensão, devido à oposição de parte da população francesa.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário