one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Kim Jong-Un, líder supremo da Coreia do Norte

Imagem: Petersnoopy / Creative Commons

Compartilhar:

Líderes globais tentam conter escalada de tensões com a Coreia do Norte

Criado em 07/04/13 18h44 e atualizado em 07/04/13 18h54
Por Da BBC Brasil

Brasília - Líderes e diplomatas internacionais tentam amenizar a escalada de tensões envolvendo a Coreia do Norte, os Estados Unidos e a Coreia do Sul, para evitar desdobramentos mais sérios à retórica belicista de Pyongyang. Desde as sanções adotadas em março pela Organização da Nações Unidas (ONU), em retaliação a um terceiro teste nuclear feito pelo país, a Coreia do Norte ameaçou os Estados Unidos com ataques nucleares.

Ao mesmo tempo, o governo norte coreano declarou formalmente guerra ao vizinho do Sul e ameaçou reabrir um reator nuclear, desafiando as restrições das Nações Unidas. Também orientou embaixadas a retirar seu pessoal de Pyongyang. Hoje (7), o presidente da China, Xi Jinping, único aliado e principal parceiro comercial da Coreia do Norte, declarou que nenhum país pode "lançar a região ao caos por razões egoístas".

Sem mencionar a Coreia do Norte, Jinping citou "desafios à estabilidade da Ásia" e disse que tais "razões egoístas" não serão toleradas.

Ainda na frente diplomática, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, deve visitar China e a Coreia do Sul esta semana, para discutir as ameaças de Pyongyang. Na Europa, o chanceler britânico, William Hague, pediu "calma" para lidar com a crise.

Apesar da "retórica paranóica" norte-coreana, é importante manter-se "firme e unido" e advertir o regime de Kim Jong-un quanto aos riscos de um eventual "erro de cálculo", disse o chanceler à BBC.

A Suíça, por sua vez, se ofereceu para mediar o diálogo com os norte-coreanos, mas ressaltou que não há conversas formais agendadas. Apesar das iniciativas diplomáticas e da crença de que a possibilidade real de conflito seja pequena, a região segue volátil.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário