Compartilhar:
Venezuelanos se despedem de Chávez
Criado em 07/03/13 16h49
e atualizado em 07/03/13 17h25
Por Agência Télam
Milhares de pessoas aguardavam na manhã desta quinta-feira (07) nos arredores da Academia Militar de Caracas para se despedirem do falecido presidente Hugo Chávez, em uma fila que se manteve ao longo de toda a noite e que desfila ininterruptamente diante do caixão.
Nem sequer durante a noite a fila diminuiu nem cessaram as canções. Assim que chegam diante do caixão, os chavistas entoam canções e levam sua mão direita ao coração. Muitos se emocionam e choram nesse momento, sejam homens ou mulheres, jovens ou adultos e assim, com lágrimas nos olhos deixam a Academia Militar, onde acontece o velório, após esperar oito ou nove horas para poder saudar o líder bolivariano.
Confira galeria de imagens do velório de Hugo Chávez
Os primeiros a formar a longa fila que começa dentro do Forte Tiuna, o principal destacamento militar do país, onde se encontra a Academia Militar foram milhares de venezuelanos que acompanharam nesta quarta-feira (07) o transporte do corpo de Chávez do Hospital Militar onde passou os últimos dias de vida até o local do velório.
O caixão está aberto para que seus seguidores possam ver seu rosto na hora do último adeus, mas as fotografias estão proibidas no local.
Enterro de Hugo Chávez
O governo ainda não informou onde Chávez será sepultado, mas na fila se reivindica que seja no Panteão Nacional, onde repousam os restos de Simón Bolívar e outros heróis nacionais. O presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, manifestou seu respaldo a essa possibilidade e anunciou que no Parlamento será feito todo o possível para isso.
A possibilidade de tal honra está reservada para “venezuelanos e venezuelanas ilustres que tenham prestado serviços eminentes à República após transcorridos 25 anos de seu falecimento”, segundo a Constituição, que determina que tal decisão seja tomada pela Assembleia Nacional.
Está previsto que o corpo de Chávez permaneça na Academia Militar até amanhã, quando será realizado do funeral de Estado, em que está prevista a presença da maioria dos chefes de Estado de América Latina e do príncipe Felipe da Espanha. Chávez faleceu na terça-feira (05) aos 58 anos como consequência de um câncer com que ele batalhou durante 20 meses.
Deixe seu comentário