one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Há 17 meses, o país sob um clima de guerra devido aos embates entre a oposição e as forças aliadas do governo do presidente Bashar Al Assad.

Imagem:

Compartilhar:

Reunião da Liga Árabe discute crise na Síria e reconciliação na Palestina

Criado em 26/03/13 09h40 e atualizado em 26/03/13 10h50
Por Renata Giraldi Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Multidão protesta com bandeiras da Síria e rostos cobertos
A crise na Síria é o principal tema da reunião da Liga Árabe, que reunirá 22 países. (Syria Freedom/Creative Commons)

Brasília – A crise na Síria é o principal tema da reunião da Liga Árabe (que reúne 22 países), que começa hoje (26), em Doha, no Catar. A crise na Síria se estende há dois anos. Também estará em discussão a busca pela reconciliação na Palestina, envolvendo os grupos Fatah e Hamas.

Um total de 15 chefes de Estado e de Governo confirmaram presença, entre eles o presidente do Egito, Mouhamed Mursi, o emir do Catar, Sheikh Hamad Bin Khalifa Al Thani, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas. A Arábia Saudita, o Iraque, a Argélia, Omã, o Sudão e os Emirados Árabes Unidos serão representados por delegações.

Desde o agravamento da crise na Síria, o país foi suspenso da Liga Árabe, assim como o presidente sírio, Bashar Al Assad. O grupo reconheceu a Coalizão Nacional Síria como representante legítimo do país. O ex-líder da oposição síria Moaz Al Khatib é aguardado na reunião da Liga Árabe e deve discursar no evento.

Em discurso, o vice-presidente do Iraque, Khudeir Musa Al Khuza, pediu à Liga Árabe que forme um Conselho de Segurança para resolver a crise na Síria – que completou dois anos neste mês. Segundo ele, a iniciativa seria uma “resposta prática”.

Paralelamente, o emir do Catar Al Thani sugeriu a busca por um acordo, liderado pelo Egito, para encerrar o impasse entre o Fatah e o Hamas, na tentativa de obter a reconciliação nacional na Palestina. O emir recomendou a criação de um fundo, no valor de US$ 1 bilhão para apoiar os palestinos.

*Com informações da agência pública de notícias da China, Xinhua

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário