one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Há 20 meses, o país sob um clima de guerra devido aos embates entre a oposição e as forças aliadas do governo do presidente Bashar Al Assad.

Imagem:

Compartilhar:

Refugiados da Síria superam 1 milhão de pessoas

Criado em 06/03/13 08h16 e atualizado em 06/03/13 09h26
Por Renata Giraldi* Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

ONU: conflito no Mali deve atingir mais de 1 milhão de pessoas
Refugiados da Síria superam 1 milhão de pessoas (Magharebia / Creative Commons)

Brasília – O Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Refugiados (Acnur) informou que o número de refugiados da Síria superou 1 milhão de pessoas, nos dois anos de crise que atinge o país. A disputa entre o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, e a oposição é cercada por violência e denúncias de violação de direitos humanos. Pelos dados da ONU, pelo menos metade dos refugiados é composta de crianças.

Leia também:

Subsecretária da ONU diz que mundo tem lições para aprender com o Brasil

Secretária da ONU apela para que comunidade internacional não abandone a Síria

Brasil pretende contribuir com US$ 1 milhão para ações humanitárias nas Nações Unidas

O alto comissário para os refugiados, Antônio Guterres, reiterou a preocupação com os deslocamentos das pessoas internamente na Síria e as ameaças aos civis. "A Síria caminha para um desastre de grande escala", disse, lembrando que deve ser feito um esforço coletivo para ajudar os civis sírios.

Guterres disse ainda que as agências humanitárias receberam apenas 25% do financiamento necessário. Mas ele reconheceu o apoio de governos vizinhos à Síria, como o Líbano, a Jordânia, a Turquia, o Iraque e o Egito, este último em menor escala, que recebe os refugiados. De acordo com Guterres, cerca de 10 mil refugiados chegam, por dia, a esses países.

O alto comissário alertou que alguns dos países que mais recebem refugiados sírios sofrem com o aumento da população. Na Jordânia, serviços de abastecimento de água, assistência médica e educação estão chegando ao limite. Na Turquia, o investimento é na construção de 17 acampamentos para os refugiados.

 

*Com informações da  Lusa

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário