
Compartilhar:
Nicolás Maduro anuncia morte de Chávez
Criado em 05/03/13 19h02
e atualizado em 05/03/13 20h27
Por Portal EBC

Em discurso emocionado trasmitido em cadeia nacional, o vice-presidente da Venezuela Nicolás Maduro anunciou a morte do presidente Hugo Chávez às 16h25 (horário local). "A sua mãe, a seu pai, a seus irmãos, a suas filhas e netos e a todo nosso povo transmitimos nossa dor", disse. Maduro anunciou que a equipe de governo e o comando militar do país assumem a herança deixada pelo presidente. "Nós assumimos sua herança junto ao acompanhamento do povo".
"A família dessa pátria que nos deixa como herança livre e suprema. Teremos que crescer por cima dessa dor e dessa dificuldade. Vamos crescer, vamos nos fazer dignos, herdeiros e filhos de um homem gigante, como foi Hugo Chávez", disse. Maduro ressaltou que o plano de proteção aos cidadãos venezuelanos será implementado pelas forças armadas do país.
Ouça o anúncio da morte de Chávez, proferido por Maduro:

“Vamos crescer, vamos nos fazer dignos, herdeiros e filhos de um homem gigante, como foi o presidente Hugo Chávez. Amor, paz, unidade, batalha e vitória. A vitória de hoje é a união do povo e da paz. Povo e Forças Armadas".
LEIA TAMBÉM:
- Morre o presidente da Venezuela, Hugo Chávez
- Em 12 anos de governo, Chávez adotou medidas nacionalistas e estatizantes
- Segundo Constituição da Venezuela, deverão ser realizadas novas eleições
Maduro afirmou que o governo continuará nas próximas horas informarmando sobre os planos para fazer a homenagem póstuma a Hugo Chávez e onde será velado seus restos mortais. "Todos esses detalhes que o povo venezuelano quer saber. Chamar a calma e a paz, vamos assumir juntos a herança", disse.
Trajetória de Maduro
Ex-motorista de ônibus e líder sindical, Nicolás Maduro, 51 anos, assume provisoriamente o comando país. Maduro foi deputado na Assembleia Nacional da Venezuela e deixou a atividade parlamentar em 2006 para o cargo de ministro das relações exteriores do governo Chávez. Foi nomeado vice-presidente Executivo em outubro de 2012 e, dois meses depois, assumiu a presidência da Venezuela quando Hugo Chávez iniciou em Cuba tratamento contra o câncer. Ainda em dezembro, Chávez admitiu pela primeira vez que a doença poderia afastá-lo do comando do país e pediu aos eleitores venezuelanos que escolhessem Maduro como seu sucessor.
Deixe seu comentário