one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Leonardo Boff

Imagem:

Compartilhar:

Leonardo Boff considera que papa Francisco é uma promessa

Criado em 13/03/13 19h52 e atualizado em 13/03/13 20h14
Por Portal EBC

Rio de Janeiro, 13 mar (Lusa) - O teólogo brasileiro Leonardo Boff, principal representante da Teologia da Libertação no Brasil, afirmou nesta quarta-feira (13) que o novo papa, Francisco I é uma promessa.

 

Boff considera que o argentino Jorge Mario Bergoglio "inovou" dando "centralidade ao povo de Deus", ao pedir que orassem por ele antes da bênção.

 

 

Antes do anúncio oficial sobre a escolha, Boff arriscou um palpite e, embora não tenha acertado o escolhido, acertou  o nome que seria adotado.

 

O teólogo argumentou, sobre o palpite, que sentia que o Espírito Santo havia dado um "sinal" aos cardeiais de como deveria ser o futuro papa: um franciscano "simples, de hábito e sandálias sem meias".

Maior expoente da Teoria da Libertação no Brasil, Leonardo Boff foi condenado a um ano de "silêncio obsequioso" e deposto de suas funções ligadas ao ensino no campo religioso em 1984, devido aos questionamentos feitos à hierarquia da Igreja Católica em seu livro "Igreja: Carisma e Poder".

O processo que levou à sua condenação foi realizado pela Congregação para a Defesa da Fé, então sob a direção de Joseph Ratzinger (Bento XVI).

A pena foi suspensa em 1986, porém, seis anos mais tarde, diante de uma nova ameaça de punição feita pelas autoridades de Roma, Boff renunciou às suas atividades de padre e desligou-se da Ordem Franciscana.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário