one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Poço de petróleo na China

Imagem:

Compartilhar:

China pode se tornar maior importador mundial de petróleo antes de 2015

Criado em 07/03/13 10h21 e atualizado em 07/03/13 10h49
Por © Agência Lusa

Poço de Petróleo na China
O petróleo importado anualmente pela China representou 58% do que o país consumiu em 2012 (John Hill/CC) (John Hill/CC)

Brasília – A China pode se tornar o maior importador mundial de petróleo antes de 2015, ultrapassando os Estados Unidos, segundo informou a imprensa oficial do país.

Em 2012, a China importou, em média, 5,4 milhões de barris por dia, menos 2,01 milhões do que os Estados Unidos, mas no último mês do ano as importações chinesas excederam os 6 milhões, enquanto as norte-americanas caíram para 5,98 milhões.

"Alguns peritos chineses preveem que a China se torne o maior importador de petróleo em 2015, mas isso poderá acontecer até mais cedo, dada a rápida transformação em curso", disse Niu Li, economista-chefe de um grupo de reflexão do governo.

O petróleo importado anualmente pela China, sobretudo de Angola, maior fornecedor, seguido pela Arábia Saudita, representou 58% do que o país consumiu em 2012. Este ano, o índice deve subir para 59,4%.

Nos Estados Unidos, entretanto, as importações de petróleo estão diminuindo de forma acentuada. Ao longo do ano passado, o país passou de 8,1 milhões de barris em janeiro para 5,98 milhões em dezembro.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário