one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cardeais reúnem-se em Roma para acertar os detalhes da escolha do novo papa

Imagem:

Compartilhar:

Cardeais recebem guia para a missa do conclave e exemplar da Constituição da Igreja

Criado em 11/03/13 11h36 e atualizado em 11/03/13 15h55
Por Renata Giraldi Edição:Denise Griesinger Fonte:Enviada Especial da EBC

Vaticano - 1
Cardeais recebem guia para a missa do conclave e exemplar da Constituição da Igreja (© Télam)

Vaticano – Os 115 cardeais que vão participar amanhã (12) da primeira votação do conclave receberam hoje (11) um livreto - que é o guia da missa que será celebrada antes da assembleia, um exemplar da Constituição da Igreja Católica Romana, além de um conjunto de documentos com fotografias e informações de todos os presentes.

A primeira votação do conclave ocorrerá a partir das 17h  (13h de Brasília). A missa será celebrada pelo cardeal decano, o italiano Angelo Soldano. O evento será celebrado em italiano, mas tem também trechos em latim e deve durar uma hora e quarenta.

Leia também:

“Cúria do Vaticano estava ingovernável”, diz José Luis Del Roio

Escolha de sucessor de Bento XVI dificilmente sairá amanhã, indica porta-voz

Grupo de 90 profissionais dará suporte a cardeais durante o conclave

Antes da missa, os cardeais deixarão a Casa Santa Marta, onde estão hospedados, em direção à Capela Paulina. Cantores acompanham os cadeais que seguem na seguinte ordem – diáconos, presbíteros e arcebispos. Depois, ocorre o juramento de sigilo.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse hoje que os cardeais fazem um juramento coletivo e depois individual. O texto comum, dito por cada religioso com a mão sobre o Livro dos Evangelhos, é:  “Prometo e juro, assim que Deus me ajude e os Santos Evangelhos me guiem”.

O número de profissionais de imprensa aumentou nos últimos dias com a expectativa do início do conclave e da eleição do papa. De acordo com Lombardi, o Vaticano concedeu 5,6 mil credenciais (autorizações) para a cobertura. Porém, as atividades são limitadas por vários critérios: a maioria dos profissionais recebeu autorização provisória, que não permite cobrir certas cerimônias.

O sistema de imprensa do Vaticano tenta dar o suporte necessário para jornalistas italianos e estrangeiros, mas nem sempre consegue. A maior queixa é sobre a limitação de acesso à internet e à telefonia celular quando começam as reuniões dos cardeais, já que a comunicação externa é limitada.

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário