one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Controle remoto

Imagem:

Compartilhar:

Venezuela lança sistema de TV digital aberta

Criado em 22/02/13 20h19 e atualizado em 22/02/13 20h32
Por Leandra Felipe Edição:Fábio Massalli Fonte:EBC

TV por assinatura
O governo definiu que a plataforma terá 11 canais estatais e três privados. O canal Globovisión, principal opositor do governo ficará de fora da TDA (Divulgação)

Bogotá - O governo da Venezuela inaugurou esta semana o novo sistema de televisão digital aberta (TDA) no país. A meta é alcançar a 58,3% da população venezuelana com o sinal digital aberto gratuito. O governo definiu que a plataforma terá 11 canais estatais e três privados. O canal Globovisión, principal opositor do governo ficará de fora da TDA.

Para instalar o sistema, o vice-presidente da república, Nicolás Maduro, anunciou um investimento de U$ 256 milhões de dólares. Segundo Maduro, o dinheiro será investido na instalação de teleportos, 13 antenas de transmissão e nove estações adicionais em território venezuelano.

Ao lançar o projeto em Caracas, ao lado de Maduro, o ministro de Ciência e Tecnologia do país, Jorge Arreaza, disse que a plataforma digital terá 11 canais estatais e três privados (Meriado TV, Venevisión e Televen) e alguns comunitários.  O sinal da TV digital do país tem tecnologia japonesa e seus decodificadores serão montados no país com tecnologia brasileira e argentina.

Depois do anúncio, a TV Globovisión questionou o fato de não ter entrado na lista dos canais escolhidos para operarem com sinal digital. Em entrevistas à imprensa local e estrangeira, o consultor jurídico da Globovisión, Ricardo Antela, disse que com a implementação da TDA, o sinal da emissora poderia sair do ar mesmo antes do término da concessão.

O advogado da empresa disse que “quando o sinal analógico for apagado, só os meios escolhidos pelo governo estarão autorizados a fazer transmissões no país”.  Antela disse que o grupo solicitou à Comissão Nacional de Telecomunicações da Venezuela (Conatel) a data exata da mudança de sinal, mas, segundo ele, a comissão teria “ignorado a solicitação”.

Ricardo Antela assegurou que a Globovisión acionará a Justiça. “Mas como já aconteceu antes, nenhum tribunal dará ao canal direito à Justiça”, disse.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza, respondeu hoje (22) as queixas da emissora via Twitter. Segundo ele, a Globovisión não foi incluída na plataforma digital, por não ser um canal de cobertura nacional. “Não há nenhum canal com cobertura regional convidado”, respondeu Areaza a um seguidor no microblog que pedia uma explicação para a exclusão da Globovisión do sinal digital.

O governo também diz que ainda haverá sinal analógico até 2015, ano em que termina a concessão da Globovisión.

A implementação do sistema é parte de um convênio de cooperação bilateral firmado em 2004 com o presidente Hugo Chávez e o ex-presidente argentino Néstor Kirchner. O acordo prevê a compra mínima de 300 mil codificadores fabricados na Argentina pela Venezuela, para adaptar os televisores analógicos.

* Com informações da Tv Estatal Telesur

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário