Compartilhar:
Conclaves acontecem na Capela Sistina desde 1492
Criado em 28/02/13 11h45
e atualizado em 28/02/13 15h26
Por Allan Walbert
Fonte:Portal EBC
Localizada nas dependências do Vaticano, a Capela Sistina é o espaço onde os cardeais reúnem-se para escolher um novo papa. O local recebe os conclaves da Igreja Católica desde 1492, sem interrupções. A expectativa é que o conclave para eleger o sucessor de Bento XVI tenha início antes de 15 de março.
Leia também
Bento XVI se despede hoje do pontificado
Entenda o conclave que vai eleger o sucessor de Bento XVI
Em maio de 2007, Bento XVI dedicou audiência pública ao Brasil
Na sua última celebração, Bento XVI justifica renúncia e pede orações pelo sucessor
A Capela Sistina tem esse nome em homenagem a Sisto IV, que foi papa entre 1471 e 1484 e restaurou a então Capela Magna contratando os pintores Pietro Perugino, Sandro Botticelli e Domenico Ghirlandaio. Além de pinturas sobre a vida de Moisés e de Cristo. retratos dos antigos papas também foram feitos nesta primeira restauração. O projeto arquitetônico, de Baccio Pontelli, fez da Capela Sistina um edifício com descrições similares ao Templo de Salomão, do Antigo Testamento bíblico.
Entre 1508 e 1512, o papa Júlio II chamou Michelangelo para contribuir com a decoração do espaço. O artista pintou o teto da Capela com representações do primeiro livro da Bíblica, Gênesis. São retratados episódios como as criações Divinas, o Pecado Original e o Dilúvio. Já na parede do altar, Michelangelo pintou o episódio do Apocalipse conhecido como Juízo Final.
De acordo com estimativas do Vaticano, a Capela Sistina atrai até 30 mil visitantes por dia. Confira algumas imagens do espaço e de suas obras.
Deixe seu comentário