one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fundação Portuguesa das Comunicações

Imagem:

Compartilhar:

Brasil faz exposição em Portugal com desenhos de Lúcio Costa

Criado em 20/02/13 09h12 e atualizado em 20/02/13 11h28
Por Gilberto Costa Edição:Juliana Andrade Fonte:Correspondente da Agência Brasil/EBC

Fundação Portuguesa das Comunicações
Fundação Portuguesa das Comunicações (divulgação)

Lisboa – A Embaixada do Brasil em Portugal e a Fundação Nacional de Artes (Funarte) abrem no final da tarde (às 17h em Lisboa) de hoje (20), no Espaço Brasil na LX Factory Lisboa, a exposição Bloquinhos de Portugal - A Arquitetura Portuguesa pelo Traço de Lúcio Costa. O evento, que termina no dia 21 de abril, consta da programação do Ano do Brasil em Portugal, promovido pelo Ministério da Cultura.

A exposição é realizada a partir do material de um estudo sobre o patrimônio arquitetônico português feito pelo urbanista Lúcio Costa em 1952; quando o então futuro criador do Plano Piloto de Brasília percorreu Portugal e fez desenhos de diversas edificações (croquis a lápis) e anotações escritas em um bloco de papel.

Essas ilustrações ficaram perdidas desde a década de 1950 e foram encontradas pelas filhas de Lúcio Costa após a morte do urbanista e arquiteto (1998). Em 2011, o fotógrafo José Pessôa refez a viagem de Lúcio Costa e fotografou o que havia sido desenhado. As fotos e os croquis estão em exposição.

Além dos desenhos e fotos sobre o patrimônio português, o Ano do Brasil em Portugal mantém em Lisboa duas exposições do fotógrafo José Medeiros (acervo da revista O Cruzeiro) e promove esta semana shows com quatro cantores brasileiros (Jair Oliveira, Paulo Moska, Lucio Queiroga e Vander Lee). Em 1º de março será a vez dos compositores brasileiros e Lisboa receberá Wilson das Neves.

A promoção do Ano do Brasil em Portugal ocorre em momento que o país europeu atravessa forte crise econômica (recessão de 3,2% em 2012); tendo diminuído o consumo de lazer cultural e também o gasto do Estado com cultura. As atividades como as exposições são gratuitas e os shows programados no Espaço Brasil custam 10 euros (cerca de R$ 27).

A Agência Brasil tentou obter na Funarte informações quanto aos gastos com passagens aéreas e diárias para a realização do Ano do Brasil em Portugal, assim como os valores pagos para a construção e manutenção do Espaço Brasil e os gastos por modalidade de atração (teatro, música, exposição), porém não obteve resposta. No Portal da Transparência, não está descriminado quais programas, ações e gastos dizem respeito especificamente ao Ano do Brasil em Portugal.

A partir de maio, conforme anúncio feito no ano passado pelo Ministério da Cultura, ocorrerá o Ano Alemanha-Brasil, que terá como lema “Quando as Ideias Se Encontram”. A programação do Ano do Brasil em Portugal está disponível no site http://www.anobrasilportugal.com.br/brasil-portugal/programacao.asp.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário