one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Eleições presidenciais no Equador estão marcadas para fevereiro de 2013

Imagem:

Compartilhar:

Sete empresas equatorianas farão pesquisas eleitorais

Criado em 07/01/13 17h07 e atualizado em 07/01/13 17h14
Por Prensa Latina

(Prensa Latina) O Conselho Nacional Eleitoral do Equador (CNE) autorizou sete empresas a realizar pesquisas e apresentar prognósticos eleitorais sobre as próximas eleições de 17 de fevereiro e fixou regras para evitar  manipulações. Domingo Paredes, presidente do CNE, nesta segunda-feira (07) a meios locais que os prognósticos poderão ser publicados nos meios de comunicação até o dia 7 de fevereiro, 10 dias antes das eleições.

Os meios de imprensa que descumprirem esta norma serão multados de cinco até 20 mil dólares, segundo o artigo 302 do Código da Democracia.

A reincidência na publicação de pesquisas ou prognósticos no período dos 10 dias antes das eleições será castigada com a suspensão do meio de comunicação por até seis meses.

Leia também:

Oito candidatos disputam eleição no Equador

Presidente do Equador se afastará do cargo no dia 15 de janeiro

Eleições 2013: Equador, Paraguai, Chile, Itália e Israel

O Tribunal Contencioso Eleitoral (TCE) é o responsável pela aplicação das sanções ao representante do meio de comunicação, prévio à emissão de uma sentença depois do devido processo.

Durante a campanha eleitoral, se por qualquer maneira for afetada a honra de um candidato, o meio de comunicação que concedeu o espaço para tal deverá permitir imediatamente a réplica do ofendido na mesma proporção de tempo de duração, pauta, extensão e seção, de acordo com o caso.

O não-cumprimento desta disposição será sancionado com uma multa de até 20 mil dólares, detalham as regras divulgadas pelo CNE.

Até o momento, sete empresas foram habilitadas para apresentar pesquisas de intenção de voto, entre elas: Perfiles y Opinión, Opecuador, Informe Confidencial, Cedatos, Centro de Investigaciones y Estudios Especializados Centroinvest e Consult Marketing Solutions.

Paredes manifestou que apenas estas entidades receberam sua credencial para apresentar seus prognósticos e que as que não se registraram não poderão divulgar nenhuma pesquisa, o descumprimento resultará em multas entre cinco e 20 mil dólares.

As empresas que elaborarem prognósticos eleitorais sem respeitar os procedimentos, análises e apresentação da informação definidos pelas técnicas das ciências sociais para este trabalho serão suspensas imediatamente.

Além disso, essas empresas ficarão inabilitadas para o período eleitoral seguinte, com o que -segundo o CNE- se busca a veracidade e seriedade nos estudos que elas publicam.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário