one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conflitos na Síria

Imagem:

Compartilhar:

Rússia acusa oposição síria de não querer paz

Criado em 23/01/13 09h36 e atualizado em 23/01/13 09h45
Por Agência Lusa

Conflitos na Síria
Ministro russo dos Negócios Estrangeiros declarou que o Ociente só apoia na teoria os esforços das Nações Unidas para chegar à paz na Síria (Télam)

Moscou, 23 jan (Lusa) - Serguei Lavrov, ministro russo dos Negócios Estrangeiros, acusou a oposição síria de não pretender renunciar à luta armada, acrescentando que "isso nada trará de bom".

"A Coligação Nacional Síria declarou que o seu objetivo é a derrubada do regime de Assad e das suas instituições, o que contradiz diretamente os acordos de Genebra, onde se sublinha claramente que é necessário conservar as instituições estatais e não repetir os erros cometidos por outros países", frisou ele numa coletiva de imprensa de balanço da diplomacia de Moscou em 2012.

LEIA TAMBÉM:
- Cidadãos russos começam a ser retirados da Síria
- Conflitos levam 12 mil sírios a se refugiar na Jordânia

O ministro russo acusou o Ocidente de ajudar a oposição e de só apoiar em teoria os esforços das Nações Unidas com vistas a pôr fim ao conflito, sublinhando o papel moderador da Rússia, China e ONU.

"Para nós a prioridade não é o alcance de qualquer objetivo geopolítico - e a derrubada de regime é claramente um deles  - mas a estabilização da situação e o fim imediato do derramamento do sangue", acrescentou Lavrov.

Assista reportagem da TV Brasil:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Lavrov fez questão de ressaltar que a Embaixada da Rússia na Síria, não obstante as ações militares, funciona normalmente e mantém contatos tanto com o governo, como com a oposição síria.

Por enquanto, a Rússia encerrou o seu consulado na cidade de Alepo e, na terça-feira, retirou cem cidadãos seus da Síria através do Líbano.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia revelou num comunicado que Moscou está disposta a continuar a retirada de civis russos da Síria se a situação se justificar e se eles manifestarem o desejo de o fazer.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário