one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rafael Correa, atual presidente do Equador, buscará reeleição no dia 17 de fevereiro.

Imagem:

Compartilhar:

Presidente do Equador tira licença para se dedicar a campanha

Criado em 14/01/13 17h11 e atualizado em 14/01/13 17h54
Por Portal EBC*

Presidente do Equador concede entrevista à EBC
O presidente do Equador, Rafael Correa, concedeu entrevista exclusiva à Empresa Brasil de Comunicação (Marcello Casal Jr. / Abr)

A partir desta terça-feira (15), o presidente do Equador, Rafael Correa, deixa a presidência nas mãos do vice, Lenin Moreno, para se dedicar integralmente à campanha nas eleições presidenciais marcadas para 17 de fevereiro e ficará afastado do cargo até o dia 14 de fevereiro.

A solicitação de licença foi encaminhada pelo presidente à Assembléia Nacional do país em dezembro passado e aprovada no último dia 02 de janeiro. A decisão de solicitar a licença foi tomada em debates internos do partido Aliança Pais, pelo qual Correa concorrerá à reeleição.

Segurança

Mesmo afastado, Correa contará com o serviço de segurança presidencial, com recursos e meios necessários atribuídos às forças armadas, que inclui pessoal militar, veículos, aeronaves, o avião Legacy, helicópteros e armamentos entre outros.

Em um ofício enviado pelo Comando Conjunto das Forças Armadas, em 8 de janeiro, a ministra de Defesa, María Fernanda Espinosa, afirma que o serviço “deve continuar funcionando e cumprindo sua missão que constitui um objetivo estratégico do Estado”, apesar da licença concedida ao primeiro mandatário do país.

O documento invoca o Decreto Executivo 418 que estabelece que “a proteção e resguardo das principais autoridades do país, constitui um objetivo estratégico do Estado e por conseguinte uma missão permanente e não contempla interrupções por razões de licenças ou outras”.

Candidatos

O chefe de estado concorre com o banqueiro Guillermo Lasso pelo movimento Criando Oportunidades (CREO), o ex-presidente Lucio Gutiérrez, pelo Partido Sociedade Patriótica (PSP); Alberto Acosta pela Coordenadora das Esquerdas e o magnata Álvaro Noboa, pelo Partido Renovador Institucional Ação Nacional (PRIAN). Também serão candidatos o pastor evangélico Nelson Zabala, pelo Partido Roldocista Equatoriano (PRE); Armando Rodas pelo Movimento Sociedade Unida Mais Ação (SUMA) e Norman Wright pelo movimento Ruptura dos 25.

As eleições do dia 17 de fevereiro elegerão o presidente, vice-presidente e 136 membros da Assembleia Nacional para o período 2013-2017. No último dia 10, a missão eleitoral da União de Nações Sulamericanas (Unasul), formalizou o início de suas atividades no país.

Entre as missões de observadores do processo eleitoral equatoriano estão a Organização dos Estados Americanos (OEA), a União de Organismos Eleitorias da América Latina, Antilhas e Caribe e a do Parlamento Andino.

* Com informações da agência pública de notícias do Equador, Andes

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário