one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A presidenta Dilma Rousseff e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, durante encontro nos EUA

Imagem:

Compartilhar:

Presidente da Comissão Europeia espera aprofundamento de relações com o Brasil

Criado em 22/01/13 09h37 e atualizado em 22/01/13 09h41
Por Agência Lusa

Dilma Rousseff
A presidenta Dilma Rousseff e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, terão encontro nesta quinta-feira (24), em Brasília (Roberto Stuckert Filho / Presidência da República)

Bruxelas, 22 jan (Lusa) – O presidente da Comissão Europeia disse esperar que a VI Cúpula Brasil-União Europeia, agendada para quinta-feira (24) em Brasília, constitua mais um passo no aprofundamento da parceria estratégica, afirmando-se convicto de que esta pode ser um exemplo a nível internacional.

Apontando que “os laços únicos que ligam a União Europeia (UE) e o Brasil sustentam uma parceira estratégica intensa e abrangente que tem crescenso e se aprofundando ao longo dos anos”, José Manuel Durão Barroso sustentou que, “num mundo cada vez mais complexo e interdependente”, UE e Brasil devem “agarrar-se a estas afinidades para levar adiante a agenda global”.

“Estou convencido que a UE e o Brasil podem apontar o caminho para a promoção de uma governança multilateral mais forte”, para a “implementação dos compromissos do G20”, e para o lançamento das “bases para um crescimento global sustentável e socialmente inclusivo”, entre outras áreas, defendeu o presidente da Comissão, em declaração.

Durão Barroso acrescentou que, com base nos seus valores comuns, a UE vai “continuar a trabalhar com o Brasil com vistas a alcançar estes objetivos partilhados, construindo pontes e reduzindo diferenças”.

Também o presidente do Conselho, Herman van Rompuy, realçou que “UE e Brasil são parceiros próximos”, com “uma visão comum do mundo em termos de justiça internacional e mais igualdade social”, pelo que “atuando em sintonia”, podem constituir-se como “uma força para o bem no sistema internacional”.

“Estou ansioso para discutir com a presidente Rousseff a cooperação efetiva com o Brasil em assuntos fundamentais da nossa agenda global e bilateral tais como a governança financeira e econômica global, as alterações climáticas, direitos humanos e assuntos ligados à ciência e tecnologia”, disse.

VI Cúpula Brasil-União Europeia

União Europeia e Brasil celebram na próxima quinta-feira, em Brasília, a sexta cúpula desde o lançamento da parceria estratégica, em julho de 2007, em Lisboa, durante a última presidência portuguesa da UE, com uma agenda que abrange os mais diversos domínios, desde o comércio e a economia ao clima, paz e segurança.

A UE estará representada por Durão Barroso, Van Rompuy e ainda pelo comissário do Comércio, Karel de Gucht, enquanto o Brasil estará representado pela presidenta Dilma Rousseff e vários ministros, entre os quais o chefe da diplomacia, Antonio Patriota.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário