one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tropas do governo enfrentam rebeldes na Síria

Imagem:

Compartilhar:

ONU aponta que mais de 60 mil pessoas morreram em conflito na Síria

Criado em 02/01/13 15h30 e atualizado em 02/01/13 15h35
Por Agência Lusa

Tropas do governo enfrentam rebeldes na Síria
Tropas do governo enfrentam rebeldes na Síria (Agência Lusa)

Genebra, 02 dez (Lusa) - Mais de 60 mil pessoas foram mortas desde o início do conflito na Síria em março de 2011, anunciou hoje o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos.


O Alto Comissariado reuniu uma lista com 59.648 pessoas mortas na Síria desde o início do conflito  até o final de novembro de 2012. "Dado que o conflito continuou sem abrandar desde o final de novembro, podemos concluir que mais de 60 mil pessoas foram mortas até ao início de 2013", declarou a Alta Comissária da ONU, Navi Pillay, em comunicado.

O maior número de mortos foi registado em Homs (12.560), na periferia rural de Damasco (10.862), em Idleb (7.686), em Alepo (6.188), em Deraa (6.034) e em Hama (5.080). "O número de mortos é muito mais elevado do que o esperado e verdadeiramente chocante", acrescentou.

"O fracasso da ação da comunidade internacional, em particular do Conselho de Segurança, para travar este banho de sangue envergonha-nos a todos", escreveu Pillay.O balanço das Nações Unidas é superior ao do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), uma organização não-governamental próxima da oposição, que indicou recentemente que a guerra civil fez mais de 46 mil mortos.

A análise estatística divulgada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas foi feita pela Benetech, uma instituição com sede nos Estados Unidos e, segundo a ONU, com "grande experiência na análise estatística de dados relativos a violações dos direitos humanos". Os números indicam que no verão de 2011 registaram-se em média mil mortes por mês, mas a partir de julho de 2012 passaram a ser de mais de 5 mil mortes por mês, de acordo com a análise feita ao longo de cinco meses.

A lista foi feita com dados provenientes de sete fontes diferentes, incluindo o Governo sírio. Na maior parte dos casos documentados, os mortos são homens, mas a análise não permitiu fazer uma distinção clara entre combatentes e não combatentes."Assistimos a uma proliferação de crimes graves cometidos pelas duas partes (forças do governo e rebeldes), incluindo crimes de guerra e muito provavelmente crimes contra a humanidade", denunciou Pillay.

Há vários meses que as Nações Unidas não publicavam dados sobre o número de mortos na Síria. Em dezembro de 2011, a Alta Comissária dos Direitos Humanos disse no Conselho de Segurança da ONU que perto de 5 mil pessoas tinham sido mortas pelas forças de segurança sírias, mas em janeiro de 2012 declarou que a ONU não estava em condições de atualizar o número de vítimas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário