one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Haitianos são barrados na República Dominicana

Imagem:

Compartilhar:

Haitianos poderão passar hoje pela fonteira com a República Dominicana

Criado em 10/01/13 07h04 e atualizado em 10/01/13 07h41
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Haitianos são barrados na República Dominicana
Haitianos são barrados na República Dominicana (Telesur)

Brasília – As autoridades da República Dominicana informaram que estará regularizada a partir de hoje (10) a passagem de haitianos pela fronteira. A estimativa é que mais de mil foram impedidos de passar porque estavam em situação irregular. O impasse durou cinco dias. Houve momentos de tensão e o governo da República Dominicana definiu o tema como prioridade.

O presidente da República Dominicana, Danilo Medina, vai se reunir com o ministro das Forças Armadas, Wall Siegfried, o diretor de Imigração, José Ricardo Taveras, e o embaixador do Haiti no país, Fritz Cineas, para discutir o assunto. As primeiras articulações foram conduzidas por uma comissão, formada pelo ministro do Interior e Polícia da República Domicana, José Ramón Fadul, funcionários do governo e o vice-ministro da Presidência, Luis Henrique Molina.
 
Durante as negociações entre as autoridades haitianas e dominicanas, ficou acertada a emissão de 80 mil vistos. Paralelamente, o governo da República Dominicana comprometeu-se a renovar os vistos já vencidos, assim como emitir os passaportes, sem documentos pessoais, como certidão de nascimento e carteira de identidade.

Desde o terremoto de janeiro de 2010, os haitianos sofrem as consequências da destruição do país. A busca por alternativas no exterior gerou um aumento de imigrantes não só para a República Dominicana como também para o Brasil, que elevou a quantidade de vistos emitidos.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário