one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Militares no Mali

Imagem:

Compartilhar:

França aumenta intervenção e conflito no Mali se internacionaliza

Criado em 17/01/13 17h00 e atualizado em 17/01/13 20h11
Por Portal EBC*

Mali
Militares no Mali (Magharebia/CC)

Ao iniciar o sétimo dia da intervenção militar no Mali, a França intensificou seus ataques somando tropas terrestres aos bombardeios, informou nesta quinta-feira (17) o ministro de Defesa Jean-Yves Le Drian.

O aumento da pressão militar no Mali ocorreu no momento em que o governo da Argélia bombardeava um campo de gás, onde um grupo islâmico havia sequestrado 40 reféns argelinos em represália pela “agressão francesa à sua antiga colônia africana”, segundo o comunicado divulgado pelos rebeldes. O bombardeio na Argélia deixou um saldo de 49 mortos.

Entenda o conflito no Mali

O contingente militar no Mali dobrou  e hoje 1400 soldados estão na região, número deve chegar a 2500 nos próximos dias, conforme anunciado pela França. Junto com o desembarque dos soldados de terra, aviões Mirage e Rafale e helicópteros Gazelle e Tigre voltaram a bombardear esta madrugada os acampamentos e centros de treinamento das forças islâmicas que aspiram derotas os golpistas que tomaram o poder em março de 2012.

Leia também:

Argélia reforça fronteiras para tentar conter avanços de terroristas

Mali deve receber reforço de mais de 2 mil soldados de países africanos

Tropas francesas avançam para o Norte do Mali

Mais de 150 mil cidadãos do Mali tentam refúgio nos países vizinhos

Fase terrestre

Programa Brasileiros no Mundo discute possíveis mudanças na política migratória francesa
Presidente francês François Hollande afirmou que internveção no Mali "é a única solução" (Foto: TV Brasil)

A operação Serval foi intensificada nas últimas horas com combates diretos entre os militares franceses e grupos insurgentes no centro, especialmente na cidade de Konnai, no Oeste, em Dibali e no norte do Mali. Vários enfrentamentos ocorreram nos arredores de Konnai, cidade que foi tomada pelo grupo Al Qaeda no Magreb Islâmico (Aqmi) na última quinta-feira (17). Os combates continuam também em Diabali, uma pequena localidade tomada pelos insurgentes de Aqmi na última terça-feira (15).

O coronel Thierry Burkhard, porta-voz do Estado Maior do Exército francês, confirmou que aviões da Gran Bretaña, Dinamarca e Bélgica chegaram ao local dos conflitos nas últimas horas com material logísticos e alimentos.

Nicolas Sarkozy
Nicolas Sarkozy, ex-presidente francês. (World Economic Forum / Creative Commons)

Críticas

O presidente francês, o socialista François Hollande, afirmou nesta segunda-feira que a intervenção militar no Mali era “a única solução” para “liberar o país” e preservar sua integridade territorial.
Apesar do apoio quase geral da classe política e de 75% dos cidadão franceses, a intervenção militar no Mali segue gerando críticas. O ex ministro do interior, o conservador Brice Hortefeux questionou “a falta de preparação” da operação francesa.

“Os apoios diplomáticos e logísticos são muito moderados, isso mostra falta de preparação”, afirmou Hortefeux, um dos políticos mais próximos ao ex-presidente conservador Nicolas Sarkozy.

Internacionalização do conflito

Por sua parte, o secretario de Estado dos EUA, Leon Panetta, considerou que o conflito no Mali não se trata de uma guerra francesa, “mas de um esforço internacional”. A União Européia concordou em acelerar a implantação de uma missão militar para treinar o exército maliano, o que deve ocorrer a partir de meados de fevereiro. Um contingente de 900 soldados nigerianos que integram a força africana da Cedao, da qual participarão 3500 soldados de oito países, se intalou nesta quinta-feira (17) em Bamako, a capital do Mali.

* Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Télam

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário