one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Portugal

Imagem:

Compartilhar:

Em Portugal, os cortes em gastos públicos sugeridos pelo FMI dividem o governo

Criado em 14/01/13 08h50 e atualizado em 14/01/13 09h09
Por Gilberto Costa Edição:Talita Cavalcante Fonte:Correspondente da EBC em Portugal

Lisboa - O governo português tem até fevereiro para apresentar ao Fundo Monetário Internacional (FMI), à Comunidade Europeia e ao Banco Central Europeu – conhecidos como troika – uma proposta que enxugue as despesas públicas em 4 bilhões de euros para os anos de 2013 e 2014.

O valor é superior ao que o governo pretende gastar com investimentos este ano (2,9 bilhões de euros) e corresponde a mais da metade dos gastos previstos para o Sistema Nacional de Saúde (7,8 bilhões de euros). O corte é considerado em vários setores da sociedade como excessivo, especialmente porque o país atravessa recessão e sofre com o índice de desemprego em mais de 15%, com aumento de impostos, além da redução dos gastos da família.

Para economizar a despesa pública, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho quer que o país altere definitivamente as regras do Estado para a proteção social, que inclui o atendimento à saúde, o ensino público, o pagamento de pensões e aposentadorias, além de gastos de solidariedade social com os mais pobres.

Na semana passada, o FMI apresentou um relatório que examina todos os gastos do governo, compara os números com as despesas feitas em outros países da Europa e analisa a eficiência das despesas. O texto propõe corte de gastos, mais cobrança por serviços públicos e dispensa de funcionários do Estado.

O documento não foi bem-aceito pelos sindicatos, pelos partidos de oposição e dentro do próprio governo gerou divisão. Há, entre ministros e secretários de Estado, quem considere as propostas do FMI como “inaceitáveis” e há aliados na Assembleia da República que afirmam que algumas medidas são “inconstitucionais”.

No final de semana, o ministro da Saúde de Portugal, Paulo Macedo, disse que o texto do FMI é apenas uma “contribuição” e que, no caso de sua pasta, o governo não vai acatar a sugestão de aumentar as taxas moderadoras cobradas para cofinanciamento dos serviços e nem vai retirar a isenção da cobrança às mulheres grávidas e crianças.

O ministro português admite, no entanto, que os gastos do Sistema Nacional de Saúde não podem ser "ilimitados" e que o setor tem que se tornar “sustentável”. “Temos de uma vez por todas que minimizar e até mesmo acabar com fraude e, assim, poupar muitos milhões de euros", disse Paulo Macedo à Agência Lusa.

Foram tantas críticas ao relatório do FMI que o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho admitiu que as propostas do fundo “não são vistas nem como a Bíblia do governo nem como ponto de chegada”. Ele, no entanto, defende o documento. “É um relatório importante, naturalmente. E o meu secretário de Estado adjunto, Carlos Moedas, disse, e muito bem, que é um relatório que está muito benfeito, que contém informação muito relevante”.

Além das críticas ao relatório do FMI, às exigências de corte nas despesas da troika, o governo de Passos Coelho aguarda decisão do Tribunal Constitucional (TC) sobre a legalidade do Orçamento do Estado para 2013 (OE), que está em vigor.

O presidente da República Cavaco Silva, o provedor de Justiça, Alfredo José de Sousa, e os quatro partidos de oposição (Partido Socialista, Bloco de Esquerda, Partido Comunista Português e e Partido Ecologista Os Verdes) pediram ao TC a “fiscalização sucessiva” do OE.

Passos Coelho avalia que o julgamento prova a normalidade institucional do país. “Não quero ajudar a criar nenhum fator adicional de incerteza ou de instabilidade à volta da intervenção do Tribunal Constitucional. Não creio que seja necessário estar a dramatizar essa matéria. Trata-se de uma intervenção perfeitamente normal num sistema democrático. Nós aguardaremos com muita tranquilidade o julgamento que o Tribunal Constitucional vier a fazer sobre essa matéria”.

*Com informações da Agência Lusa e da RTP

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário