one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As medidas são para tentar conter os impactos da crise econômica na zona do euro

Imagem:

Compartilhar:

Economia da zona euro encolhe 0,1% no 3º trimestre de 2012 e entra em recessão

Criado em 09/01/13 09h30 e atualizado em 09/01/13 11h28
Por Agência Lusa

Euro
Zona euro entra oficialmente em recessão (Will Spaetzel/ Creative Commons)

Bruxelas, 09 jan (Lusa) - A economia da zona euro voltou a encolher no terceiro trimestre de 2012, com o Produto Interno Bruto (PIB) caindo 0,1% em relação aos três meses anteriores, entrando em recessão técnica, segundo dados da agência oficial de estatísticas da União Europeia (UE), Eurostat.

Já no conjunto dos 27 Estados-membros, o PIB aumentou 0,1% no mesmo período, de acordo com a terceira estimativa divulgada nesta quarta-feira (9) e que mantém os dados divulgados na previsão anterior.

No segundo trimestre de 2012, as economias da zona euro e da UE haviam registrado ambas quedas de 0,2%.

A zona euro entra, assim, em recessão técnica (tradicionalmente definida como dois trimestres consecutivos de queda em cadeia do PIB).

Em Portugal, a economia registrou uma contração de 0,9% em relação aos três meses anteriores, tal como já havia divulgado o Instituto Nacional de Estatística (INE) em 7 de dezembro. Naquela altura, o órgão agravou a estimativa de contração no terceiro trimestre de 2012 em um décimo, para 3,5%, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Face ao trimestre anterior, o INE também reviu o valor em baixa em 0,1 ponto percentual, piorando a contração do PIB estimada inicialmente para o terceiro trimestre de 0,8% para 0,9%.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário