
Compartilhar:
Referendo sobre projeto de nova Constituição começa hoje no Egito
Criado em 15/12/12 10h35
e atualizado em 15/12/12 10h44
Por Agência Lusa

Mais de 51 milhões de egípcios são esperados, neste sábado (15), para dizer "sim" ou "não" a um projeto de uma nova Constituição, que divide profundamente o país. A Comissão Suprema Eleitoral egípcia disse que até agora a votação ocorre sem obstáculos e assegurou que até ao momento não recebeu queixas.
O referendo seria realizado em apenas um dia, mas as autoridades egípcias decidiram que a consulta à população seria feita hoje e em 22 de dezembro, numa tentativa de atenuar a ausência de muitos juízes, que anunciaram um boicote à votação. Para ser considerada válida, qualquer eleição no Egito deve ter supervisão judicial.
Dez regiões do país devem votar hoje, incluindo Cairo, Alexandria e a região do Sinai.Outras dezessete províncias votam no dia 22 de dezembro, como as cidades do canal do Suez e a cidade de Luxor.
As assembleias de voto ficam abertas até o início da noite. A data de divulgação dos resultados ainda não foi oficialmente anunciada.
O presidente egípcio Mohamed Morsi pediu ao exército para assegurar, com reforço policial, a segurança durante a votação, organizada num clima de grande tensão. Morsi também deu aos militares permissão para a detenção de civis no quadro da operação de manutenção da ordem durante a votação.
Polêmica
Para os cidadãos que 'não' querem a nova Constituição, na maioria partidos e movimentos de esquerda e liberais, o projeto de Constituição, preparado por uma comissão dominada por islamitas, abre caminho a uma islamização crescente da legislação e não dá garantias de liberdades, como a de expressão e de religião.
Os que defendem o 'sim', em grande parte islamitas que apoiam o presidente, consideram que o texto vai permitir dotar o país de um quadro institucional estável, depois de a anterior Constituição ter sido suspensa após a queda do regime de Hosni Mubarak, há quase dois anos.
Deixe seu comentário