one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


equipamento radioativo

Imagem:

Compartilhar:

Irã reafirma que seguirá enriquecendo urânio a 20%

Criado em 19/12/12 09h22 e atualizado em 19/12/12 09h24
Por Andes

Energia nuclear - equipamento radioativo
De acordo com a imprensa internacional, o Irã produziu nos últimos anos mais de 230 quilos de urânio enriquecido a 20% (William Krapp/Creative Commons)

Moscou, 18 de dezembro (Andes) – O diretor da Organização de Energia Atômica do Irã, Fereydoun Abbasi-Davani, reafirmou hoje que o seu país vai seguir adiante com o programa de enriquecimento de urânio. “A República islâmica não deixará de enriquecer urânio a 20% por conta de pressão dos outros”, declarou o funcionário, citado pela agência de notícias iraniana, Irna.

Israel, União Europeia e outros países ocidentais sustentam que o enriquecimento a 20% deixa o Irã  mais próximo de produzir armas nucleares. Apesar disso, Abbasi-Davani ressaltou que os iranianos querem unicamente satisfazer as necessidades interna, em particular ter combustível para o trabalho do reator de investigação instalado em Teerã.

A declaração foi feita pouco depois da imprensa anuncia para o próximo janeiro a possível celebração em Istambul (Turquia) de uma nova rodada de negociações entre a República islâmica e o “sexteto” de mediadores – Alemanha, China, União Europeia, França, Grã-Bretanha e Rússia – encarregados de dar uma solução ao impasse.

Ainda de acordo com a imprensa internacional, o Irã produziu nos últimos anos mais de 230 quilos de urânio enriquecido a 20%.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário