one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Apesar da suspensão do Paraguai do Mercosul, país está representado por sua bandeira e organizações da sociedade civil em Cúpula Social

Imagem:

Compartilhar:

Denúncias sobre violações de direitos humanos no Paraguai são entregues ao Mercosul

Criado em 05/12/12 21h10 e atualizado em 17/12/12 18h29
Por Leandro Melito - Portal EBC

A advogada Marcela González, representante do Conselho Permanete de Organizações Sociais e Populares do Paraguai para o Mercosul, apresentou perante esse organismo um documento onde aponta violações de direitos humanos que ocorrem  no Paraguai desde o massacre de Curuguaty. O confronto que aconteceu durante uma reintegração de posse em junho deste ano resultou na morte de 6 policiais e 11 camponeses e gerou o processo parlamentar que culminou no impeachment do presidente Fernando Lugo.

Marcela particiou da oficina de direitos humanos realizada durante a Cúpula Social do Mercosul, evento que antecede a reunião dos chefes de estado que acontece entre os dias 06 e 07. Ela considera que o Paraguai vive hoje uma "ditadura parlamentar" e afirma que sofreu ameaças de morte depois que passou a denunciar a situação no país.

Confira em vídeo o relato de Marcela sobre as denúncias contra o Paraguai

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Acesse aqui o documento com a denúncia contra o Paraguai

Para saber mais sobre o massacre de Curuguaty leia reportagem da Agência Pública

Entre as denúncias que constam do documento está o assassinato do líder camponês Vidal Vega, ocorrido noúltimo final de semana, dia 01 de dezembro. Vega era testemunha chave na investigação paralela sobre o caso Curuguaty, realizada pela Plataforma de Estudos e Investigação de Conflitos Campesinos. Esse estudo questiona a investigação oficial realizada pela Fiscalia, espécie de Ministério Público Paraguaio. Acesse aqui o documento.

Saiba mais:

Paraguai é representado por sociedade civil em Cúpula do Mercosul

 

 

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário