one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conflitos na Síria

Imagem:

Compartilhar:

Síria tem mais de 36 mil mortos desde início do conflito

Criado em 31/10/12 10h56 e atualizado em 31/10/12 11h23
Por Agência Lusa

Conflitos na Síria
A maioria dos mortos nos conflitos da Síria são civis (Télam)

Beirute, 31 out (Lusa) - Mais de 36 mil pessoas morreram desde o início da revolta na Síria, em março de 2011, com uma média de 165 mortos por dia desde 01 de agosto, informou nesta quarta-feira (31) o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

A maioria das vítimas mortais do conflito são civis (25.667), incluindo aqueles que, não sendo militares, pegaram em armas para combater o regime do presidente Bashar Al-Assad, adiantou o observatório. Os restantes são militares, entre os quais 9.044 soldados do governo e 1.296 militares que desertaram para se juntar à rebelião.

"Além disso, documentamos as mortes de 439 outras pessoas cujas identidades fomos incapazes de verificar", disse o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, citado pela AFP.

O observatório não contabiliza as milhares de pessoas que são dadas como desaparecidas, algumas das quais estão detidas e outras mortas, nem os milhares de membros das milícias pró-regime.

Agosto foi o mês mais mortífero desde o início da revolta, com 5.440 mortos, embora a violência se tenha mantido alta desde então, com 4.985 vítimas em setembro e 4.727 em outubro.

As 15.152 pessoas mortas nos últimos três meses representam uma média de 165 mortes por dia, embora haja dias em que os números são muito mais elevados.O dia mais sangrento nos 19 meses de conflito foi 26 de setembro, com 305 mortos.

Os dados do observatório, sediado no Reino Unido, são compilados com a ajuda de uma rede de ativistas, advogados e médicos nos hospitais militares e civis na Síria.

A revolta na Síria começou com protestos pró-reformistas inspirados na “primavera árabe”, mas transformou-se num conflito armado quando o governo de Bashar Al-Assad reprimiu violentamente as manifestações. A maioria dos rebeldes, tal como a própria população, são sunitas muçulmanos num país dominado por um regime minoritário de alauitas, um ramo dos xiitas islâmicos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário