one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Obama ficará no poder por mais quatro anos

Imagem:

Compartilhar:

Pesquisas pós-debate dão vantagem a Obama

Criado em 23/10/12 08h40 e atualizado em 23/10/12 11h02
Por Agência Lusa

Obama
Sondagem da rede CBS diz que 58% dos telespectadores deram vitória a Obama (Renato Araújo/ABr)

Nova Iorque, 23 out (Lusa) - Duas pesquisas divulgadas após o terceiro e último debate presidencial norte-americano dão vantagem ao presidente Barack Obama, embora o desempenho do republicano Mitt Romney tenha merecido elogios dos comentadores. Numa sondagem da rede de televisão CBS junto a eleitores indecisos, 58% deram a vitória a Obama e apenas 23% a Romney. Na sondagem de telespectadores feita pela CNN, 48% deram a vitória a Obama e 40 por cento a Romney.

Durante uma hora e meia de debate, o Oriente Médio foi a região em foco. Frequentemente, a discussão tendeu para a situação econômica interna.

Na CNN, o comentador David Gergen afirmou que Romney "passou no teste de comandante em potencial", estando ao nível do presidente nos assuntos de segurança nacional e de política externa, considerado um ponto forte do democrata.

Saiba mais

Maioria dos brasileiros quer reeleição de Obama

O que querem Obama e Romney?

Último debate entre candidatos indica cansaço dos EUA após década de guerras

Último debate presidencial é destaque na imprensa americana

Obama e Romney não querem Irã como potência nuclear

Uma sondagem da Public Policy Polling sobre intenções de voto dava a Romney uma vantagem importante: 47% dos entrevistados diziam-se mais inclinados para votar no republicano depois de assistir ao debate, enquanto 35% diziam que as suas intenções de voto tinham diminuído. Em relação a Obama, 32% diziam estar mais inclinados para votar no democrata e 48% menos.

Nate Silver, especialista em sondagens do New York Times, afirmava ser incerto qual o impulso que os candidatos ganharão nas últimas pesquisas, mas que mesmo uma subida de um ponto "é enorme nesta altura", a menos de duas semanas das eleições.

Os dois candidatos chegaram ao terceiro e último debate, na Lynn University (Boca Raton Florida), tecnicamente empatados em quase todas as pesquisas.

A média de oito pesquisas de referência calculada pelo site Real Clear Politics, dava nesta terça-feira (23)  uma vantagem de 0,1 pontos percentuais para Obama.

Concluídas já depois do segundo e mais equilibrado debate entre ambos, as duas sondagens mais recentes, da Rasmussen Tracking e Gallup, dão, respetivamente, um empate e seis pontos percentuais a Romney.

Mitt Romney chegou ao primeiro debate presidencial, em 02 de outubro em Denver, atrás na campanha. Mas bastou uma noite com desempenho ruim pelo presidente Barack Obama para deixar ao alcance de ambos a vitória eleitoral.

Na véspera do debate de Denver, visto por mais de 70 milhões de norte-americanos, a mesma média de sondagens colocava Romney mais de quatro pontos atrás de Obama.

Na quinta feira, e já depois de um desempenho no debate de Hempstead (Nova Iorque) bastante mais favorável, Obama ainda justificava o debate  de Denver, no programa "The Daily Show", com Jon Stewart. "A minha apresentação não foi aquilo que precisava ser", disse o presidente norte-americano.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário