one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria, Lakhdar Brahimi, chegou a Damasco nesta sexta-feira (19)

Imagem:

Compartilhar:

Enviado da ONU chega à Síria para propor trégua

Criado em 19/10/12 19h04 e atualizado em 19/10/12 19h30
Por Télam

Enviado da ONU chega a Síria para propor trégua
Enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria, Lakhdar Brahimi, chegou a Damasco nesta sexta-feira (19)

O enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria, Lakhdar Brahimi, chegou a Damasco nesta sexta-feira (19), para propor uma trégua temporária durante uma festividade muçulmana que acontecerá na próxima semana, proposta que tem o respaldo da Turquia e da Alemanha, em meio aos novos combates entre o exército sírio e opositores armados.

A necessidade de que a iniciativa de trégua prospere se tornou mais urgente depois que ativistas opositores denunciaram nos últimos dias intensos bombardeios do exército contra cidades onde operam os insurgentes, que querem derrubar o regime de Bashar Al Assad. O avião do representante argelino Brahimi chegou ao aeroporto de Damasco na madrugada para iniciar sua visita de vários dias à Síria. Neste sábado está prevista uma reunião entre o diplomata da ONU e o chanceler sírio Walid Al Moallem.

Leia também:

Explosão no centro de Beirute mata pelo menos oito pessoas

Refugiados sírios na Turquia ultrapassam 100 mil

Brahimi afasta envio de forças de manutenção de paz

Brasil pede para cooperar no processo de paz no Oriente Médio

Cessar fogo

Na última semana, Brahimi pediu cessar fogo a ambos os lados do conflito civil na Síria durante os quatro dias da festividade muçulmana de Eid al Adha (Festa do Sacrifício), que tem início na próxima sexta-feira. O governo sírio expressou esta semana “compromisso” com as iniciativas dos mediadores internacionais, mas os opositores mostraram dúvidas em relação ao posicionamento de Damasco e defendem um cessar fogo indefinido.

O chanceler turco, Ahmed Davutoglu, disse nesta sexta que o exército e os insurgentes devem cessar as hostilidades “pelo menos” durante a Festa do Sacrifício. O ministro disse que a oposição, apoiada pela Turquia, também deve acatar a trégua.

O ministro de Relações Exteriores alemão, Guido Westerwelle, também defendeu o cessar fogo, que classificou como “um importante vislumbre de esperança para o povo da Síria”. Outros países se uniram aos chamados de paz, inclusive o Irã, aliado de Al Assad. Desde o início do conflito, em março de 2011, ambas as partes descumpriram tréguas anteriores. A oposição estima que mais de 30 mil pessoas tenham morrido durante a guerra civil.

Oposição

Brahimi, que também é enviado da Liga Árabe, deve reunir-se também com representantes da oposição e da sociedade civil. Brahimi afirmou nesta quinta que sua proposta de trégua, que não contaria com nenhum tipo de supervisão internacional, pode ser um instrumento para encontrar uma solução política para o conflito.

Apesar dos esforços pelo cessar fogo, os confrontos entre o exército sírio e os rebeldes recrudesceram nesta sexta-feira na cidade de Alepo, enquanto continuaram os bombardeios na periferia de Damasco, informou a oposição.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos, ligado aos rebeldes, assegurou em um comunicado que os enfrentamentos continuaram no bairro de Suleiman al Halabi. Pelo menos 35 pessoas morreram  nesta sexta-feira na Síria, a maioria nos arredores de Damasco, segundo a Comissão Geral da Revolução Síria (CGRS), os Comitês de Coordenação local aumentaram a cifra para 49.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário