one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Reunidos na capital egípcia, os ministros condenaram “a violência e as mortes de civis feitas por qualquer dos lados”

Imagem:

Compartilhar:

Ministros árabes denunciam crimes contra a humanidade na Síria

Criado em 05/09/12 19h02 e atualizado em 05/09/12 21h03
Por EBC Fonte:Agência Lusa

Reunidos na capital egípcia, os ministros condenaram “a violência e as mortes de civis feitas por qualquer dos lados”
Reunidos na capital egípcia, os ministros condenaram “a violência e as mortes de civis feitas por qualquer dos lados” (Javier Martin Espartosa / Creative Commons)

Cairo (Agência Lusa) – Os ministros árabes dos Negócios Estrangeiros denunciaram hoje os “crimes contra a humanidade”  na Síria e apelaram ao governo de Damasco que pare imediatamente com a violência, segundo a AFP.


Reunidos na capital egípcia, os ministros condenaram “a violência e as mortes de civis feitas por qualquer dos lados”, em referência aos rebeldes que lutam com as forças do presidente sírio, Bashar al-Assad.


Mencionando explicitamente os dirigentes do regime sírio, os governantes árabes condenaram “a continuação da violência, das mortes e dos horríveis crimes cometidos pelas autoridades sírias e suas milícias ‘shabiha’ contra os civis sírios”.


Na declaração final, exigiram ainda que “o governo sírio pare imediata e totalmente todas as formas de violência e mortes do povo sírio”.
No texto, considera-se que “os crimes e os massacres que estão a ocorrer são crimes contra a Humanidade” e defenderam que “o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas tome todas as medidas necessárias para apresentar à justiça internacional todos os responsáveis por estes crimes”.


O executivo de Damasco foi ainda alvo de fortes críticas por atacar áreas residenciais com armamento pesado. Desde que começou o levante popular contra o regime, em março de 2011, já foram mortas cerca de 26 mil pessoas, pelas estimativas do Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Os ministros expressaram ainda a sua “profunda preocupação com a deterioração das condições humanitárias na Síria, que já forçou a deslocação de 2,5 milhões de pessoas, com outras centenas de milhares de pessoas forçadas a refugiar-se nos países vizinhos. O presidente egípcio, Mohamed Morsi, afirmou na reunião que era tempo de o regime sírio deixar o poder, acrescentando que a resolução da crise era uma responsabilidade árabe.
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário