one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bashar Al Assad, presidente da Síria

Imagem:

Compartilhar:

Assad apela a diálogo durante visita da ONU

Criado em 15/09/12 10h27 e atualizado em 15/09/12 11h03
Por EBC Fonte:Agência Lusa

Cerca de 400 mortos em fim de semana violento na Síria
Bashar al-Assad pede diálogo. Observatório Sírio dos Direitos Humanos aponta mais de 26.000 mortes provocadas pelo regime sírio (Foto: Agência SANA)

Damasco (Agência Lusa) –  No dia em que termina a visita do representante especial da ONU e Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi, que substituiu Koffi Annan, no início de agosto, o presidente sírio, Bashar al-Assad, apelou a um diálogo inter-sírio.

“O verdadeiro problema na Síria é combinar o aspeto político e o trabalho no terreno. O trabalho sobre o aspeto político continua, com um apelo a um diálogo centrado nas aspirações do povo sírio. O sucesso da ação política depende das pressões sobre os países que financiam e treinam os terroristas e fazem entrar armas na Síria, para que deixem de o fazer”, afirmou Assad durante encontro com o emissário internacional em Damasco, capital da Síria.

O regime sírio  acusa os países ocidentais e sobretudo o Qatar e a Arábia Saudita de financiarem e armarem os rebeldes. Assad assegurou que o  país “cooperará totalmente com todos aqueles que trabalham sinceramente e de modo neutro e independente para resolver a crise”.

Além de Assad, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Walid Mouallem, e a conselheira presidencial, Boussaina Chaanane, participaram no encontro com o enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe.

Lakhdar Brahimi considerou após a reunião que o conflito na Síria representa uma “ameaça para o povo sírio, para a região e para o mundo”. “Vamos fazer o nosso melhor para avançar e para utilizar todos os nossos esforços e possibilidades na ajuda ao povo sírio”, adiantou o emissário ajornalistas em um hotel de Damasco.

Leia também:

Número de refugiados sírios ultrapassa 250 mil

Ban Ki-moon pede que comissão classifique atos na Síria como crimes de guerra

Ministros árabes denunciam crimes contra a humanidade na Síria

Representantes de seis países árabes cobram fim da violência na Síria

Brahimi disse que o governo sírio prometeu ajudar o gabinete do mediador em Damasco para que ele possa realizar o seu trabalho. O gabinete será dirigido pelo diplomata Mokhtar Lamani.
O representante da ONU afirmou que o presidente Assad "percebe a gravidade desta crise", destacando "a necessidade de todas as partes unirem esforços para encontrar uma solução ".

Durante o encontro entre Assad e Brahimi, que está na Síria pela primeira vez desde que substituiu Kofi Annan no início de agosto, ouviam-se bombardeamentos nos subúrbios de Damasco.
Desde o início dos protestos populares contra o regime em março de 2011, que depois se transformou numa guerra civil, já foram mortas mais de 26.000 pessoas na Síria, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário