one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasil tem os maiores juros de cartão de crédito da América Latina

Imagem:

Compartilhar:

Pagamentos eletrônicos podem comprovar despesas médicas em deduções do imposto de renda

Criado em 11/04/13 14h35 e atualizado em 03/01/15 11h46
Por Thiago Pimenta Fonte:Portal EBC

Imagem - Brasil tem os maiores juros de cartão de crédito da América Latina
As faturas de cartões de crédito e outros documentos bancários podem ser úteis na hora de declarar informações para o imposto de renda. (LaTunya Howard / Creative Commons)

Despesas feitas pela internet e em sites de compra coletiva, que envolvem serviços de saúde ou educação, podem ter os valores deduzidos do Imposto de Renda. Para isso, é necessário que o contribuinte comprove as compras anexando as faturas de cartão de crédito, suas, ou de seu dependente, inclusive com os pagamentos via plataforma eletrônica, como PayPal e PagSeguro.

Valem como despesas de saúde os gastos com tratamentos médicos, odontológicos, fisioterápicos e fonoaudiológicos, por exemplo. As cirurgias plásticas com finalidade estética também foram incluídas a partir da declaração de 2010. Os pagamentos feitos a assistente social, massagista e enfermeiro são dedutíveis desde que por motivo de internação do contribuinte ou de seus dependentes e integrem a fatura emitida pelo estabelecimento hospitalar.

Já os gastos com instrução são dedutíveis do imposto de renda somente se representarem despesas com educação infantil, ensino fundamental, médio e superior. Cursos de idiomas, por exemplo, não são dedutíveis.

Confira a explicação do professor Otton de Azevedo Lopes, especialista em direito econômico, financeiro e tributário da Universidade de Brasília (UnB):

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário