one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dólar

Imagem:

Compartilhar:

Redução de barreiras vai aumentar exportação aos EUA, diz ministro

Criado em 08/06/15 14h29
Por Vinícius Lisboa Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, disse hoje (9) que a redução de barreiras não tarifárias com os Estados Unidos deve aumentar a exportação de manufaturados brasileiros.

"O Brasil tem condições de ampliar as exportações de manufaturados para o mercado americano de maneira muito significativa", disse Monteiro, que acredita em um crescimento no curto prazo. "Temos a expectativa de em até dois anos termos resultados muito concretos".

A intenção do governo é reduzir as barreiras não tarifárias para a exportação com harmonização de normas técnicas e regulatórias e também compatibilizando o portal único de comércio brasileiro com o americano.

As discussões começaram pela indústria da cerâmica, que está com o modelo quase pronto para ser apresentado. O setor têxtil e a indústria de máquinas e equipamentos devem ser os próximos a serem estudados.

Apesar de haver uma visita oficial do governo brasileiro aos Estados Unidos agendada para o final deste mês, Monteiro afirma que não há pressão para que seja anunciado um novo modelo durante a agenda. "É uma visita mais ampla. Tem um caráter político importante, um sinal de retomada dessa relação".

Nos dias 18 e 19 deste mês, dirigentes de empresas americanas e representantes do governo de Washington virão ao Brasil se encontrar com dirigentes de empresas brasileiras.

O ministro deve anunciar, entre o dia 23 e o dia 24, o Plano Nacional de Exportações. Para fechar o plano, o ministério ainda discute com o governo o ajuste fiscal, na tentativa de preservar instrumentos como o Programa de Financiamento à Exportação (Proex). "Entendemos que é um instrumento muito importante para exportar manufaturados e para exportar serviços ",  disse o ministro, que tem a expectativa de receber aumento de recursos para sua pasta, apesar dos cortes. "Temos a expectativa de que sim [haverá aumento de recursos], por entender que dá um resultado em termos de custo-benefício.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário