one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Nova estimativa do IBGE indica safra maior em 2015

Criado em 12/05/15 13h23 e atualizado em 12/05/15 13h47
Por Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Projeções da quarta estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas indicam que a produção total deste ano poderá ser 201 milhões de toneladas, maior do que o previsto nas estimativas anteriores.

Dados divulgados hoje (12), relativos ao Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), de abril, indicam que a safra nacional deverá ter produção 4,2% superior à obtida em 2014 (192,9 milhões de toneladas) e 0,6% superior à avaliação do LSPA de março.

A estimativa da área a ser colhida apresentou crescimento de 2% em relação à área colhida em 2014, chegando a 57,5 milhões de hectares. No ano anterior, a área atingiu 56,4 milhões de hectares.

Os dados do IBGE indicam que arroz, milho e soja são os três principais produtos deste grupo: somados, representam 91,6% da estimativa da produção e abrangem 85,4% da área a ser colhida. Em relação ao ano anterior, houve acréscimo de 4,7% na área da soja e de 0,1% na área do milho. Já na área de arroz, houve redução de 3,5%. No que se refere à produção, houve acréscimos de 0,7% para o arroz, 10,6% para a soja e diminuição de 3,1% para o milho.

O volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas apresenta o Centro-Oeste como destaque: 40,5% do total da produção nacional, equivalente a 81,4 milhões de toneladas; a Região Sul responde com 38% do total, o que equivale a 76,3 milhões de toneladas; o Nordeste, abrange 9,4% da produção, ou seja, 18,9 milhões de toneladas; o Sudeste produz 9,1% do total, o que corresponde a 18,3 milhões de toneladas; o Norte produz o restante: 6 milhões de toneladas.

O LSPA é pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras dos principais produtos agrícolas. As informações são obtidas primeiramente por intermédio das comissões municipais de agricultura (Comea) e regionais de agricultura (Corea); e, posteriormente, avaliadas, em nível nacional, pela Comissão Especial de Planejamento Controle e Avaliação das Estatísticas Agropecuárias (Cepagro), constituída por representantes do IBGE e do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento.
 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário