one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Montadora de carro

Imagem:

Compartilhar:

Índice de confiança dos empresários da transformação recua 1,5% em dezembro

Criado em 29/12/14 10h54
Por Camila Maciel Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 1,5% entre novembro e dezembro. Após dois meses em alta, o indicador variou de 85,6 para 84,3 pontos. O recuo deve-se, sobretudo, à avaliação dos empresários sobre a situação atual. O Índice da Situação Atual (ISA) recuou 2,2%, enquanto o Índice de Expectativas (IE) apresentou queda de 0,9%. Foram coletadas informações de 1.156 empresas entre os dias 1º e 19 deste mês.

Leia também no Portal EBC:

Crise econômica em 2014 concentra-se em empresas do setor financeiro

Petrobras: produção nacional de petróleo cai 0,7% entre outubro e novembro

Em relação ao ISA, a queda foi influenciada pelo indicador que mede o grau de satisfação com o nível de demanda, que recuou 6,1%. O resultado reverte boa parte da alta de 10,7% no mês anterior. A proporção de empresas avaliando a demanda como forte diminuiu de 8,8% para 7,6%. A parcela de empresas que a avaliam como fraca, por sua vez, aumentou de 27,3% para 31,1%.

A maior contribuição para a queda do IE partiu do indicador de produção prevista, que recuou de 4,6% na comparação entre novembro e dezembro. A parcela de empresas que pretendem aumentar a produção nos próximos três meses caiu de 35% para 32,4%, enquanto a proporção das empresas que esperam diminuir a produção passou de 20,3% para 23%.

O levantamento também indica que houve diminuição do Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci). Entre novembro e dezembro, o indicador passou de 82,7% para 81,3%, menor patamar desde agosto de 2009, quando o percentual foi 81,2%.

Edição: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário