one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Aeroporto terá investimento

Imagem:

Compartilhar:

Governo planeja novas concessões em aeroportos do Sul, Norte e Nordeste

Criado em 30/10/14 14h17
Por Vitor Abdala Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, anunciou hoje (30) que, em breve, será retomado o processo de concessão de aeroportos brasileiros à iniciativa privada. Ele informou que novas concessões só serão anunciadas com a conclusão de um estudo de reestruturação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), previsto para a próxima semana.

Após reunião no Rio de Janeiro, no entanto, o ministro disse que o governo planeja conceder aeroportos das regiões Sul, Norte e Nordeste. Até o momento, cinco aeroportos que eram administrados pela Infraero foram concedidos à iniciativa privada: Guarulhos (em São Paulo), Viracopos (na cidade paulista de Campinas), Juscelino Kubitschek (em Brasília), Galeão (no Rio de Janeiro) e Confins (em Belo Horizonte).

Veja também no Portal EBC:

Até o fim do ano passageiro poderá usar eletrônicos em todas as fases do voo

Anac autoriza 15 voos semanais entre Brasil e Estados Unidos

“Agora vamos nos debruçar sobre isso, mas é evidente que existem ideias, como, por exemplo, no Nordeste, Norte e Sul. Inclusive para que possamos fazer a grande transformação, até cultural, que as concessões trazem, que é a mudança da qualidade na operação dos aeroportos. Precisamos colocar nossos aeroportos no século 21 e já estamos fazendo isso”, disse ele.

Moreira Franco assinou nesta quinta-feira o termo de convênio que transfere para o governo do estado a administração do Aeroporto de Maricá, que estava interditado e era gerido pela prefeitura do município do Grande Rio.

O governo estadual pretende fazer um plano para reorganizar o aeroporto e concedê-lo à iniciativa privada. Uma das ideias é transformar o Aeroporto de Maricá em um ponto para helicópteros que transportam trabalhadores para as plataformas do pré-sal. Outro projeto é torná-lo uma referência para aviões executivos, com o objetivo de tirá-los dos aeroportos do Galeão e Santos Dumont, na capital.

Em nota, a prefeitura de Maricá critica a transferência do aeroporto para o governo do estado e afirma que cumpriu as exigências acertadas no Plano de Outorga assinado com a Secretaria de Aviação Civil em 2012. A prefeitura informa que “recorrerá a todas as instâncias cabíveis” contra a decisão do governo federal. Moreira Franco disse apenas que a prefeitura não cumpriu com o acordo.

Editor: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário