one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Controle remoto

Imagem:

Compartilhar:

Ministro diz que emissoras públicas terão espaço garantido no sistema digital

Criado em 14/05/14 17h04 e atualizado em 14/05/14 17h47
Por Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil Edição:Helena Martins Fonte:Agência Brasil

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, garantiu nesta quarta-feira (14) que as emissoras públicas de televisão não serão prejudicadas com a entrega da faixa de 700 MHz, que será usada para oferta de serviços de internet móvel de 4ª geração (4G). Segundo ele, os canais terão financiamento e tempo para migrar ao sistema digital sem desaparecer do espectro.

"Ninguém vai sair do ar. Todas as emissoras, públicas e privadas, que têm outorga, receberão um canal correspondente (no sistema digital)", afirmou Paulo Bernardo, no Seminário Internacional Internet das Coisas, no Rio de Janeiro. Ele garantiu que haverá financiamento para migração e lembrou que o período para a mudança do analógico para o digital vai de 2015 a 2018. "Todos terão a migração no seu tempo, com apoio financeiro. Faremos gradativamente", completou.

Leia mais notícicas de tecnologia no Portal EBC

Organizações da sociedade civil alegam, contudo, que o leilão da faixa de 700 MHz pode por fim às emissoras públicas que ocupam dos canais 52 a 69 do UHF. Em nota divulgada em abril, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) também destacou que,  além da realocação dos canais, será necessário adaptar a estrutura de recepção dos sinais, de modo que todos possam ter acesso à radiodifusão. O FNDC aponta que a limpeza da faixa de 700 MHz e migração da TV analógica para digital podem garantir maior diversidade na TV aberta brasileira, mas defendeu que, diante das incertezas, o cronograma deveria ser adiado.

O leilão da faixa, de acordo com o Ministério das Comunicações, deve ocorrer em meados de agosto e contará com empresas nacionais e internacionais. Hoje, o ministro também revelou que pretende ir aos Estados Unidos e à Europa, em junho, divulgar o pregão, para ampliar a concorrência. Por enquanto, quatro empresas nacionais demonstraram interesse. "Algumas ficam falando que não vão participar, mas sabemos que estão se preparando", disse Paulo Bernardo.

Segundo o ministro, a estimativa é arrecadar, no mínimo, cerca de R$ 7,5 bilhões com o 4G, nas contas do Ministério da Fazenda, considerando contrapartidas das empresas. "Isso é uma previsão. Vamos fazer os cálculos de novo, antes de publicar o edital", afirmou, ao deixar evento sobre internet, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Na mesa de abertura do debate, o ministro também cobrou financiamento público para a instalação de fibras óticas que ampliem o acesso à internet em todo o país.

Editor Helena Martins

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário