one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Contratos de energia foram firmados em 1990

Imagem:

Compartilhar:

Demanda de carga energia ao Sistema Interligado Nacional cresce em todo o país

Criado em 05/02/14 19h24 e atualizado em 05/02/14 19h35
Por Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

A demanda de carga de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 11,8% em janeiro deste ano em relação com o mesmo mês do ano passado. A média atingida foi 68.828 megawatts (MW). Na comparação com dezembro de 2013, o crescimento ficou em 7,2%, com alta de 4,4% no acumulado do ano.

Segundo o Boletim de Carga Mensal de janeiro, divulgado nesta quarta-feira (5) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o aumento da demanda deve-se principalmente “ao uso intensivo de aparelhos de refrigeração no Subsistema Sul e Sudeste/Centro-Oeste”, cujas cargas somadas participam com 78% do total. Também contribuiu para o resultado a aceleração do ritmo da atividade industrial.

Leia mais notícias do Portal EBC

O ONS destaca também o comportamento da carga verificado em janeiro de 2013, quando o Subsistema Sudeste/Centro-Oeste foi marcado pela ocorrência de temperaturas amenas para aquela época do ano.

Outro fator que chama a atenção é o elevado crescimento do Subsistema Norte, cuja taxa se justifica pela integração de Manaus ao Sistema Interligado no dia 9 de julho do ano passado. Sem a carga de Manaus, o crescimento do SIN ficou em 10,4%.

Por subsistema, as variações de carga ficaram em 11,6% no Sudeste/Centro-Oeste, o equivalente a 41.375 megawatts médios (MWm), de janeiro de 2013 a janeiro de 2014; em 11,8% no Sul (12.080 MWm); 4,6% no Nordeste (10.101 MWm); e 30,7% (5.272 MWm) na Região Norte.

Editor Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário