one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Redução do IPI para carros fez inflação oficial desacelerar em junho

Imagem:

Compartilhar:

Movimento de consumidores nas lojas cresce 0,2% em julho

Criado em 05/08/13 09h53 e atualizado em 05/08/13 10h11
Por Flávia Albuquerque Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Concessionária de carros em Brasília
Dois maiores crescimentos de atividade no mês são de setores interligados: veículos, motos e autopeças (1%) e combustíveis e lubrificantes (0,4%) (Elza Fiúza/Arquivo ABr)

São Paulo - O movimento dos consumidores nas lojas avançou 0,2% na comparação com junho, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Os maiores avanços foram vistos nas lojas de veículos, motos e peças (1,0%), de combustíveis e lubrificantes (0,4%) e de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (0,2%). Os segmentos que tiveram recuos foram os de material de construção (-0,2%) e o de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,1%).

Leia também:

Estimativa para inflação é mantida em 5,75% este ano

Projeção de crescimento da economia cai para 2,24%

Segundo os dados, na comparação com julho de 2012, o movimento no comércio de varejo ficou estável. No acumulado do ano foi registrada alta de 6,8%, com influência dos segmentos de combustíveis e lubrificantes (7,4%), de móveis, eletroeletrônicos e informática (6,0%) e o de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (6,0%). Os segmentos de veículos, motos e peças e de tecidos, vestuário, calçados e acessórios apresentaram desempenhos semelhantes (3,8% e 3,6%, respectivamente) e o de material de construção exibiu expansão de 2,2% no período.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o crescimento verificado no mês pode ser considerado moderado considerado o cenário econômico de queda do poder aquisitivo do consumidor, inflação, juros altos e crédito seletivo. “Chama a atenção que os dois maiores crescimentos de atividade no mês são de setores interligados: veículos, motos e autopeças (1%) e combustíveis e lubrificantes (0,4%). A data-base, negociação salarial, de classes de trabalhadores representativas (bancários, metalúrgicos etc.) neste 2º semestre, as promoções das montadoras e o lançamento dos modelos 2014 podem ter alavancado o movimento nesses segmentos”.

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário