one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O comércio varejista está otimista em relação ao aumento das vendas

Imagem:

Compartilhar:

Confiança do consumidor paulistano chega ao nível mais baixo desde 2009

Criado em 05/08/13 16h36 e atualizado em 05/08/13 16h51
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Comércio
Em julho, houve queda de 14,8% no índice em comparação com julho de 2012 e de 5,7% em relação ao mês anterior. (Marcelo Camargo/ABr )

São Paulo – Em julho, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) chegou a 136,7 pontos, o mais baixo nível desde maio de 2009, quando o indicador ficou em 128,95 pontos. O ICC é apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Segundo Altamiro Carvalho, assessor econômico da FecomercioSP, a queda no índice de confiança deve-se principalmente à persistência da inflação. “Isso fez com que as famílias [paulistanas] passassem a se preocupar com a situação, reduzindo-se sua confiança na economia. Além disso, a inflação em alta impacta diretamente no poder aquisitivo e no orçamento doméstico das famílias. Há também o cenário de pessimismo no ambiente econômico”, disse Carvalho, em entrevista à Agência Brasil.

Leia mais:

Renda per capita da família brasileira cresce 3% ao ano em uma década

Movimento de consumidores nas lojas cresce 0,2% em julho

Estimativa para inflação é mantida em 5,75% este ano

 

Em julho, houve queda de 14,8% no índice em comparação com julho de 2012 e de 5,7% em relação ao mês anterior. Foi a quinta queda consecutiva do índice. De acordo com Carvalho, não foi só a inflação que contribuiu para a queda do ICC. “Hoje temos um cenário bastante diferente do que tínhamos no ano passado. A inflação superou o teto da meta, o que não havia ocorrido em 2012."

O economista lembrou que, no começo do ano passado, havia uma política nitidamente expansionista do governo, com incentivos, desonerações e reduções sucessivas da taxa de juros. "Hoje temos o ciclo inverso, com aumento na taxa de juros. Isso significa maior rigor e preocupação do governo com a política de expansão, o que está sendo interpretado pelas famílias como sinal de dificuldade.”

Para ele, a intensificação das manifestações de protesto nas ruas, nos últimos meses, também contribuiu para a queda da satisfação ou do otimismo do consumidor paulistano.

Apesar da queda, a confiança do consumidor continua positiva. O ICC segue uma escala na qual resultados acima de 100 indicam otimismo e, abaixo de 100, pessimismo. “O índice está em trajetória de queda do otimismo e da satisfação. O que notamos é que a queda está se dando de maneira muito forte. Houve queda de quase 15% nesse índice em menos de 12 meses”, disse Carvalho. Ele aponta tendência de queda para os próximos meses. “Ainda não surgiu nenhum fato que venha a indicar que tenhamos uma reversão desse processo.

Dois componentes do índice indicaram retração em julho. O Índice de Condições Econômicas Atuais apresentou queda de 7,5%, passando de 147,5 pontos em junho para 136,4 em julho. Já o Índice de Expectativa ao Consumidor teve queda de 4,5% em comparação com junho, alcançando 136,9 pontos.

Edição: Nádia Franco

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário