one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


No acumulado do ano, até 31 de agosto, a moagem atingiu 307,60 milhões de toneladas, 9,4% inferior ao mesmo período da safra do ano passado

Imagem:

Compartilhar:

Quantidade de grãos estocados a céu aberto “não é significativa”, afirma associação

Criado em 29/07/13 14h02 e atualizado em 29/07/13 14h48
Por Luciene Cruz Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

silos armazenagem estoque
Silos para armazenagem de grãos. (spiesteleviv / Creative Commons)

Brasília – O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Mato Grosso (Aprosoja-MT), Carlos Fávaro, minimizou hoje (29) a ausência de instalações adequadas para armazenamento da safra de milho. O produto está estocado a céu aberto em alguns municípios da região. Segundo ele, a quantidade de grãos que não recebeu o armazenamento adequado “não é significativa”.

“Tem sido difícil fazer o escoamento da supersafra, que cresce a cada ano e deixa a estrutura (de armazenagem) deficitária. Mas [o que sobra] não é uma quantidade significativa. Percorri a região durante o final de semana e verifiquei [o problema em sua real dimensão]”, disse. Fávaro disse que a produção de milho há dois anos era de 7,5 milhões de tonelada. A expectativa de colheita para a próxima temporada é de cerca de 17 milhões de tonelada.

Leia também

Milho é o destaque da safra recorde de 185,05 milhões de toneladas de grãos

Safra deve chegar a 185,7 milhões de toneladas este ano

Nos últimos dias, produtores da região alegaram problemas para escoamento da chamada “safrinha” que ocorre durante o inverno. Após a colheita, parte da produção que deveria ir direto para os armazéns teve que ser estocada a céu aberto pela falta de espaço nos silos.

Segundo o presidente da Aprosoja-MT, o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), idealizado pelo governo federal, tem garantido o escoamento rápido da produção. O Pepro é um subsídio concedido ao produtor rural que se disponha a vender seu produto pela diferença entre o preço mínimo estabelecido pelo governo e o valor do prêmio equalizador arrematado em leilão.

Até o momento, ocorreram dois leilões de 1 milhão de toneladas cada um. A expectativa é que ocorram mais dois ou três leilões com a mesma quantidade, nos próximos dias. "O governo tem que continuar realizando esses leilões para garantir o escoamento da safra", comentou.

Para o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) do Mato Grosso, Olvídio Miranda, o Pepro é a forma planejada pelo governo para ajudar a sustentar o preço do cereal aos produtores e garantir o escoamento para aliviar a pressão que a entrada da safra recorde no mercado exerce sobre os preços e sobre a falta de armazenagem. “Essa ajuda do governo ajuda dos dois lados ao garantir o preço mínimo e dar mais rapidez ao escoamento da produção excedente”, disse.

Miranda disse ainda que, em alguns casos, o estoque a céu aberto é por “conveniência” do produtor, para minimizar os custos. “Muitas vezes o milho colhido já está negociado: em vez de armazenar os grãos, o produtor coloca no pátio para reduzir os custos que seriam dobrados. Também ocorre de o armazém estar com soja prestes a desocupar o espaço, que depois serviria de estoque para o milho”, comentou.

Apesar dessas ocorrências por “conveniência”, o superintendente reconhece que existe escassez de armazéns na região. “Existe déficit porque a produção de milho é muito grande e cresce a cada ano”, disse.

O presidente da Aprosoja-MT disse que o produtor estoca a céu aberto por falta de opção. "Ninguém quer colocar o milho a céu aberto por conveniência, correndo o risco. É por extrema necessidade", disse.

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário