one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Muitas pessoas antecipam as compras de Natal e aumentam o movimento na Rua 25 de Março, maior centro de comércio popular de São Paulo.

Imagem:

Compartilhar:

Pessoal ocupado no comércio cresce 7,2% em 2011, diz IBGE

Criado em 26/06/13 10h04 e atualizado em 26/06/13 10h20
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – O número de pessoal ocupado no comércio em 2011 registrou taxa de crescimento de 7,2%, na comparação com 2010. Naquele ano, o total de pessoas ocupadas no setor atingiu 9,8 milhões, que receberam R$ 130,2 bilhões em salários, retiradas as outras remunerações.

Os dados fazem parte da Pesquisa Anual do Comércio divulgada hoje (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que analisa três segmentos de atividades no ano de 2011: o comércio por atacado, o comércio varejista e o comércio de veículos, peças e motocicletas.

Segundo a técnica de informação Clician Oliveira, da Diretoria de Pesquisas do IBGE, a alta de 7,2% é a maior verificada desde 2007. "Isso é um resultado muito expressivo. De 2007 para cá é a maior taxa anual," completou.

As empresas com até 19 empregados tiveram participação significativa (56,4%) no resultado e, em 2011, empregaram 5,5 milhões de pessoas. As empresas desse porte foram responsáveis por 42,2% da massa salarial.

Ainda na mesma comparação, a pesquisa aponta que no varejo a taxa de crescimento registrou variação de 12,3%. Em comparativo regional, a Região Norte teve a maior taxa de crescimento (20,5%) no setor, em 2011. Os melhores desempenhos no varejo foram dos segmentos de hipermercados e supermercados; combustíveis e lubrificantes; e lojas de departamento, eletrodomésticos e móveis. 

Já o comércio no atacado cresceu 10,3%. "Foi o melhor ano desde 2007", analisou a técnica. O destaque foi para a região Centro-Oeste, onde a taxa atingiu 23,3%. "Muito provavelmente por conta das empresas que estão lá. No caso do Centro-Oeste tem algumas empresas atacadistas importantes, principalmente, do setor farmacêutico. E aí sim é por conta da estrutura dessas economias, que têm um atacado mais pesado", disse.

Em Mato Grosso do Sul o crescimento nominal ficou em 22,5%. Em Mato Grosso foi ainda maior, 31,6%. "Em todos os estados o atacado cresceu mais, mas os maiores crescimentos do atacado foram nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso", esclareceu.

Na avaliação do setor de veículos automotores, peças e motocicletas, o Sudeste foi o que apresentou melhor resultado (16,9%). Para Clician Oliveira, o tamanho do mercado consumidor e o fato de concentrar grandes cidades, podem explicar o crescimento na região.

A produtividade média de uma pessoa ocupada na atividade do comércio em 2011 ficou em R$ 152.421. "Cada pessoa ocupada gerou isso de valor adicionado [inclui as receitas bruta, líquida e financeira, que a empresa tem e os gastos, inclusive despesas operacionais.]", informou.

A receita real do comércio como um todo cresceu 10,8% em termos reais, em 2011. No período anterior (2009/2010) o desempenho foi melhor e registrou 12,7% de crescimento.

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário