one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Angra dos Reis comemora 513 anos com festejos e queima de fogos

Criado em 06/01/15 18h41 e atualizado em 06/01/15 18h48
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A cidade de Angra dos Reis - no litoral sul do Rio de Janeiro, também conhecido como Costa Verde - comemora 513 anos de sua descoberta hoje (6). A festa, organizada pela prefeitura, começou na noite de ontem (5), com atividades na Praça Zumbi dos Palmares e na sede do governo municipal. Houve queima de fogos, apresentação de Folia de Reis e o tradicional corte de um bolo no prédio da prefeitura.

A forte chuva que atingiu o município na tarde de ontem não impediu a realização de parte do evento, segundo a prefeitura, mas alguns shows com bandas locais foram cancelados porque o palco principal, que receberia as atrações, ficou encharcado. Começou a chover por volta das 15h e só parou às 23h.

Na Praça Nilo Peçanha, outro local  utilizado para os festejos, houve a apresentação das folias de Reis Luz Divina, Divino Esplendor, Estrela Guia, João Alves e Filhos e dos Irmãos Moreira. As folias de Reis também bateram à porta da prefeitura e foram recebidas pela prefeita Conceição Rabha para entrar e cantar, enquanto a Banda Jardim Sarmento, outra tradição cultural de Angra, apresentava uma tocata com os hinos Nacional e da cidade. À meia-noite houve queima de fogos, seguida do corte do bolo que, tradicionalmente, tem em seu interior uma aliança e uma moeda simbolizando, respectivamente, sorte no amor e fortuna para o ano novo a quem as encontrar.

As comemorações continuaram nesta terça-feira pela manhã, com a alvorada festiva na praça da Igreja Matriz, no centro. Os músicos seguiram em cortejo até o Morro do Carmo, onde foi servido café da manhã comunitário, com participação da população e autoridades da cidade para o hasteamento de bandeiras.

Angra dos Reis foi descoberta em 6 de janeiro de 1502, dois anos após a chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. O relato da descoberta foi feito por Gonçalo Coelho, que descreveu o local com muitas ilhas, montanhas, rios e verde. Era uma angra, uma enseada largamente aberta, que recebeu o nome de Angra dos Reis pelos aspectos naturais e por ser o dia dos Reis Magos. A cidade é hoje um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e do Brasil.

Para a prefeita Conceição Rabha, abrir as portas da prefeitura e receber a Folia de Reis é uma alegria. Ela desejou que o povo tenha um ano de conquistas e sucessos, e destacou a importância cultural e a valorização do resgate histórico da cidade.

"Nesses três anos [à frente da prefeitura] tenho pautado o resgate da nossa tradição e da nossa história, tratando e olhando esse patrimônio histórico da Folia de Reis. Angra tem característica cultural remanescente de caiçaras, escravos e índios. É tudo uma miscigenação dentro da cidade. Quando se comemora essa festa, destacando a história e a valorização dos grupos culturais como as folias, que haviam desaparecido e hoje retornaram, a gente trabalha mais com a questão cultural e histórica da cidade, e eu fico muito emocionada porque tenho minhas raízes aqui", ressaltou.

A prefeita também falou sobre o desenvolvimento de Angra dos Reis, e enfatizou que trabalhar as questões públicas para trazer melhoria à cidade é o principal objetivo. Ela disse que "nos últimos anos, com a criação da rodovia e a industrialização, Angra foi se diversificando e se desenvolvendo por conta do turismo".

Conceição lembrou, também, da inauguração do Hospital Geral da Japuíba, no ano passado, resgatado após um processo de deterioração, além de mencionar que Angra ganhou a Delegacia Legal e a Delegacia Especial de Amparo à Mulher Vítima de Violência. A prefeita falou ainda que neste ano a cidade ganhará uma escola com projeto pedagógico especial para crianças e jovens especiais. Também haverá um processo de saneamento básico na Baía de Angra, a fim de preservar a natureza.

 

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário