one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Telefone fixo

Imagem:

Compartilhar:

Grande procura por informação prejudica serviço do Receitafone

Criado em 10/12/14 17h39
Por Daniel Lima Fonte:Agência Brasil

O Receitafone, sistema telefônico 146, da Receita Federal e da Procuradoria Nacional da Fazenda Nacional, permanece parcialmente indisponível. O serviço é uma das opções para a consulta da pessoa física sobre restituições e regularidade do CPF. Nas tentativas feitas pela Agência Brasil, o serviço atende as opções automatizadas no número, mas não transfere a ligação caso o contribuinte necessite falar com um atendente.

Depois de várias tentativas, recebemos uma mensagem dizendo que a opção está temporariamente indisponível ou o serviço foi encerrado com uma mensagem para que se faça uma avaliação do atendimento. Procurada, a Receita Federal informou que não conseguiu identificar a origem do problema, mas está em contato com o setor responsável em busca de uma solução.

Na última segunda-feira (8), a Receita liberou o sétimo e último lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física 2014, que contempla 1.427.609 contribuintes, totalizando mais de R$ 1,6 bilhão. No lote, foram incluídas também restituições liberadas da malha fina das declarações do período de 2008 a 2013.

Entre as opções, está justamente o número telefônico 146. As outras opções de consulta é pela internet por meio do site ou com aplicativos para smartphones ou tablets que podem ser encontrados também na página da Receita Federal.

Pelas normas da Receita, A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la pela internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar, pessoalmente, qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a central de atendimento pelo telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Por meio da assessoria de imprensa, a Receita informou que a fila de espera do Receitafone está enfrentando instabilidade por causa do alto volume de pedidos de consulta ao último lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física. De acordo com o órgão, assim que a demanda por atendimento diminuir, o sistema voltará ao normal.


Editor: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário