one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estado mais populoso do país, São Paulo, tem 44,03 milhões de habitantes

Imagem:

Compartilhar:

Especialista diz que população tem que participar mais do combate à corrupção

Criado em 19/10/14 15h40 e atualizado em 19/10/14 15h44
Por Karine Melo Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

População, rua, pessoas
População permanece pouco participativa (Paulo Pinto/ Fotos Públicas)

Os mecanismos de controle governamental do país, responsáveis por identificar irregularidades e desvios, estão muito melhores atualmente que no passado, mas a população ainda é pouco engajada nessas questões. “Eu diria que a população está desacreditada [do combate à corrupção]. Os jovens não se empenham suficientemente”, disse à Agência Brasil o diretor do Instituto Auditores Internos do Brasil, Paulo Gomes.

Veja também:

Ministério da Justiça lança guia sobre proteção a denunciantes de corrupção

Segundo o auditor, as manifestações de junho de 2013, que levaram milhares de pessoas às ruas de diversas cidades brasileiras, foram movimentos pontuais e pouco numerosos em relação ao tamanho do país. De outro lado, Gomes ressaltou o papel da imprensa para pressionar por resultados nas investigações de corrupção. Ele também destacou que a reputação da empresa ou órgão é muito importante e um escândalo financeiro pode resultar em perda de credibilidade.

Os temas estão sendo discutidos, a partir de hoje (19) até quarta-feira (22), por mais de 500 auditores de instituições públicas e privadas reunidos no 35º Congresso Brasileiro de Auditoria Interna (Conbrai), em Goiânia. O objetivo do encontro é discutir desafios e trocar experiências quanto a novas perspectivas no controle interno governamental do país.

Para o auditor, há uma evolução do processo de melhoria no controle e no combate a corrupção no Brasil, que, segundo ele, já foi pior. “Nos últimos anos, já houve o impeachment de um presidente da República e a cassação de governadores. Você vê, periodicamente, parlamentares sendo cassados e também situações de julgamento de processos na Justiça que antes não avançavam”, argumentou.

Apesar disso, ele observa que a Justiça ainda precisa responder mais rápido a julgamentos desse tipo, para que a população não fique com a sensação de que há impunidade. “Para mim, a execução da apuração de corrupção avançou bastante, mas a questão do julgamento precisa avançar mais”, afirmou, lembrando que, em alguns casos, os processos até prescrevem pela demora.

Para o especialista, são muitos os fatores que contribuem para a descoberta de casos. “Hoje, é possível obter informações significavas na internet. O próprio governo vem incentivando o Portal da Transparência, onde ações de gastos públicos são colocadas , como, por exemplo, viagens a serviço no Brasil e no exterior e as compras de obras e serviços”

Segundo Paulo Gomes: “Combater a fraude depois que ela ocorre é complicado. O fraudador sempre está à frente, mas a partir do momento que você cria mecanismos para controlar as informações, principalmente financeiras, você vai inibir a ação do fraudador, que geralmente acha que nunca vai ser descoberto. Às vezes o estrago financeiro não é tão grande quanto o da imagem da instituição”, acredita o auditor.

Editor Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário