one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministro-chefe interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos e presidente do Ipea, Marcelo Neri

Imagem:

Compartilhar:

Para ministro, correção de dados não afeta credibilidade do IBGE

Criado em 20/09/14 13h04 e atualizado em 20/09/14 13h18
Por Sabrina Craide Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Marcelo Neri, disse hoje (20) que o erro na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2013 não arranha a credibilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O que arranha é não reconhecer os erros. Todos erramos, nos jornais é comum ver erratas. Avaliamos a qualidade das instituições pelas dificuldades, pela capacidade de reconhecer erros e corrigir o mais rápido possível.”

A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, também ressaltou a rapidez e a transparência na correção dos dados. Para ela, o episódio deve ser uma aprendizagem para o país, para que a avaliação de políticas públicas seja feita analisando as tendências da Pnad e não as pequenas variações dos índices. “Todo mundo que se apegou a microvariações de 0,1 para cima ou para baixo para tirar consequências dramáticas acabou errando”, ressaltou. 

Ontem (19), o IBGE divulgou uma correção da análise de dados da Pnad, divulgada na última quinta-feira (18), o que levou a erro em alguns resultados das estimativas. Uma comissão de sindicância irá apurar as causas e as responsabilidades do erro.

O ministro da Educação, Henrique Paim, disse que os novos dados demonstram uma trajetória de melhoria geral nos indicadores. Ele destacou a taxa de analfabetismo, que apesar da correção da Pnad – de 8,3% para 8,5% -, continua apresentando tendência de redução. “Fechamos a torneira do analfabetismo, não estamos mais produzindo analfabetos”, destacou. 

Editor Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário