one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro

Imagem:

Compartilhar:

Museu da Imagem e do Som faz 49 anos e abre festejos para o cinquentenário

Criado em 03/09/14 22h12 e atualizado em 03/09/14 22h29
Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O Museu da Imagem e do Som (MIS) comemorou hoje (3) 49 anos de criação, na sede da instituição, no centro do Rio de Janeiro. Oportunidade em que a presidenta do MIS, Rosa Maria Araújo destacou que “hoje é um aniversário de 49 anos de muito sucesso. O MIS é muito querido pela população do Rio e por todos. Nesses 49 anos ele enfrentou a ditadura, a repressão, a falta de liberdade”.

Segundo ela, o acervo do museu tem 300 mil documentos entre discos, partituras, fotos, cartas e textos. Além disso, tem os depoimentos de artistas para a posteridade, gravados no auditório da instituição. “O depoimento para a posteridade é aberto ao público. É um pequeno auditório e todos podem assistir, mas quem entrevista são os colegas do depoente, que conhecem a sua vida e história. Eles [os artistas] escolhem e alguém da direção do MIS coordena o depoimento. O último do [cantor e compositor] Ivan Lins durou cinco horas”, explicou.

Na cerimônia os ex-dirigentes do museu receberam Diploma de Mérito Cultural pela contribuição dada ao desenvolvimento do MIS. “Do primeiro, em 1965, até o último, eles lutaram muito para botar isto de pé”, disse Rosa Maria.

Entre os homenageados estava o fundador e primeiro presidente do MIS, o pesquisador de Música Popular Brasileira, Ricardo Cravo Albin. Ele disse que estava emocionado, e lembrou que logo no início o museu teve a colaboração de cerca de 200 críticos de arte, o que ajudou a compor o acervo da instituição. “Isto tudo é motivo de grande emoção para mim, que acompanhei o museu, sobretudo desta casa aqui [na Praça XV], onde passei sete anos praticamente morando dentro, sofrendo, torcendo e trabalhando por ele”, revelou.

O jornalista José Roberto Martins, que foi presidente entre 1995 e 1997, disse que aprendeu muito profissionalmente, e lembrou que na época pôde acompanhar o depoimento do violonista Rafael Rabelo, pouco tempo antes dele morrer. “Eu sempre vejo, e verei, a história do MIS bastante expressiva", acrescentou, tanto pela importância política quanto pela referência cultural a setores como a música o teatro e a dança. "O MIS não é só do Rio de Janeiro. É um museu do país. Ele universaliza os seus momentos”, destacou.

Para Martins, a nova sede - que está sendo construída na Praia de Copacabana, para onde será transferido todo o acervo - vai representar mais um passo no desenvolvimento do MIS. “É sempre bom quando um museu caminha; quando ele vai para o lado de fora; quando ele se movimenta. Penso que a mudança do museu tem esse viés de se movimentar, de ir onde as pessoas estão também, e ali na frente Iemanjá estará olhando por ele”, analisou.

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário