one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Moradores da Vila Autódromo protestam por urbanização da comunidade

Criado em 24/09/14 15h29 e atualizado em 24/09/14 15h42
Por Isabela Vieira Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Os moradores da Vila Autódromo voltaram a cobrar hoje (24) que a prefeitura do Rio de Janeiro apresente projetos de mobilidade e urbanização na área. A comunidade,  na zona oeste, quer executar o Plano Popular da Vila Autódromo, elaborado pelos moradores em parcerias com especialistas de universidades federais e que, recentemente, ganhou R$ 192 mil como prêmio do banco alemão Deutsche Bank. Sem conhecer o projeto do Poder Público, a comunidade não pode executar o próprio plano, que prevê, por exemplo, a construção de uma creche.

Leia mais notícias

Para protestar, os moradores serviram café da manhã para os operários que chegavam para trabalhar no Parque Olímpico - área que receberá as instalações para competições em 2016 e o centro de mídia - e para motoristas que transitavam na Avenida Abelardo Bueno. Uma das pistas no sentido Linha Amarela chegou a ser fechada. A comunidade serviu cafezinho, sucos, pão com queijo e presunto também aos motoristas, que contribuíram com dinheiro para financiar a manifestação, segundo os manifestantes.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores da Vila Autódromo, Altair Guimarães, a comunidade depende do projeto da prefeitura para avançar com os planos próprios. Ele conta que prefeitura não faz intervenções urbanísticas na comunidade e atrasa o projeto popular. “O prefeito [Eduardo Paes] tem que dizer o que ele pretende,  onde vai passar viaduto e pontes para o [antigo] autódromo. Os técnicos das universidades, do nosso projeto, bonito, lindo, anseiam ter isso”, explicou.

Parte dos moradores da vila deixou a comunidade em troca de imóveis populares no Parque Carioca, um condomínio de 900 unidades, com dois e três quartos. Os imóveis tem área verde, clube com piscina, espaço gourmet, creche e espaço comercial, um empreendimento que custou R$ 105 milhões, segundo a Empresa Olímpica Municipal (EOM). No entanto, decidiram ficar na comunidade 187 famílias, que cobram políticas públicas.

Um das autoras do  Plano Popular, a pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Camila Lomino, disse que o projeto da Vila Autódromo, incluindo a creche, custa um terço do projeto de remoção da prefeitura. Porém, avalia que não há boa vontade do Poder Público para atender a comunidade remanescente, a começar pela regularização dos imóveis. “Não existe segurança jurídica e legalização formal do registro da terra. É uma disputa que favorece as construtoras e é uma briga muito dura, pois estamos falando de direitos”, destacou a pesquisadora.

A comunidade reivindica esgotamento sanitário, dragagem de canal, recuperação da faixa marginal da Lagoa de Jacarepaguá, a criação de novas áreas comunitárias de esporte e lazer, a inclusão da comunidade no Programa Saúde da Família, além da construção uma creche e uma escola municipal.  A reforma das unidades habitacionais foi incluída no documento de reivindicação, de acordo com as características de cada família.

A Agência Brasil procurou a Secretaria Municipal de Habitação para saber detalhes dos projetos da prefeitura na vila, mas não obteve resposta. A Secretaria de Educação também não informou se pretende participar da construção da nova creche e da escola na comunidade.

Editor: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário