one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


ONG do Rio ensina irlandeses a usar o boxe como ferramenta de inclusão social

Imagem:

Compartilhar:

ONG do Rio ensina irlandeses a usar o boxe como ferramenta de inclusão social

Criado em 23/07/14 12h50 e atualizado em 23/07/14 13h16
Por Da Agência Brasil Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

A organização não governamental (ONG) Luta pela Paz, especializada em artes marciais, quer disseminar sua metodologia de trabalho por todo o mundo. A entidade, com sede na Maré, abriu as portas para 11 instituições da Irlanda do Norte, que até sexta-feira (25) participam de treinamento.

Leia também: Teleférico do Complexo do Alemão volta a funcionar

Para manter jovens afastados do crime organizado, a ONG usa o boxe como ferramenta de desenvolvimento pessoal. De acordo com o inglês Luke Dowdney, ex-lutador e fundador da Luta pela Paz, as instituições que participam do programa são ensinadas a adaptar, para suas realidades, o que aprenderam durante os treinamentos.

“Achamos que seria melhor encontrar essas organizações locais e que já estavam desenvolvendo um trabalho social, para oferecer apoio e ensinar nossa metodologia. Após o fim do treinamento, acompanhamos durante um ano o que vem sendo aplicado nessas ONGs. Ensinamos uma série de valores e princípios que nós aprendemos em toda área holística do nosso trabalho e ensinamos [isso] com exemplos de como fizemos ou fazemos aqui na Maré e na nossa outra academia em Londres”, explicou Dowdney.

Ao todo, 79 fundações de 22 países, entre eles, Serra Leoa, África do Sul, Peru e Egito, já passaram pelo treinamento. Segundo o criador da Luta pela Paz, as 11 entidades que participam do treinamento agora foram selecionados entre 18 em visita à Irlanda do Norte há três meses.

“Essas são organizações que trabalham com jovens em comunidades com histórico muito longo de violência armada entre grupos sociopolíticos. Realmente é uma história longa e sangrenta. Trabalhamos com instituições que focam na questão de juventude e vivência em comunidades que até agora sofrem com conflitos.”

Os representantes que vêm ao Rio conhecer o trabalho desenvolvido pela Luta pela Paz podem constatar a transformação social que o boxe proporciona aos jovens moradores de áreas de risco.

“Procuramos centros comunitários que estão dando o boxe como arte marcial, mas que também querem ter um projeto mais holístico usando educação, ou organizações que já tenham um trabalho mais tradicional ligado à juventude e querem implementar o boxe como outra linha de trabalho para complementar o que eles já fazem”, disse Luke Dowdney.

A ONG Luta pela Paz foi criada em 2000 para apoiar jovens de vulnerabilidade social por meio das artes marciais combinadas com educação, empregabilidade e valores sociais. Ao todo, 2,5 mil pessoas são atendidas pelas academias mantidas pela instituição em Londres e no Complexo da Maré.

Editor Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário