one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Agência prorroga redução do volume de água no Rio Paraíba do Sul

Criado em 26/06/14 10h19 e atualizado em 26/06/14 10h48
Por Ana Cristina Campos Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

A Agência Nacional de Águas (ANA) prorrogou até 31 de julho a redução do volume de água que chega à Barragem de Santa Cecília, no Rio Paraíba do Sul, de 190 metros cúbicos por segundo para 173 metros cúbicos por segundo. A resolução foi publicada hoje (26) no Diário Oficial da União.

Leia também no Portal EBC: 

Incertezas sobre alta de preços da gasolina, eletricidade e ônibus são risco

BC aumenta projeção de inflação este ano para 6,4%

Segundo a agência, a medida visa a preservar o estoque de água disponível no reservatório equivalente da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul, composto pelos reservatórios de Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e do Funil, por causa do menor nível de chuva combinado com baixos volumes de água armazenados. Em 1º de junho, o armazenamento da Bacia do Paraíba do Sul era 33,8%. A medida levou em consideração a importância da bacia para o abastecimento de várias cidades, inclusive da região metropolitana do Rio de Janeiro.

No início de maio, a ANA já havia prorrogado até 31 de julho a redução da água que é liberada pelos reservatórios de Sobradinho e Xingó, no Rio São Francisco. Com isso, ambos continuam autorizados a liberar a partir de 1.100 metros cúbicos por segundo em vez do patamar mínimo de 1.300 metros cúbicos por segundo. A medida tem por objetivo garantir a produção de energia do Sistema Nordeste e atender ao uso múltiplo dos recursos hídricos por causa da estiagem na Bacia do São Francisco nos últimos anos.

Editor: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário